28 medaglie
A Itália encerrou sua participação nas Olimpíadas da China com 28 medalhas, quatro a menos em relação a Atenas. Foram oito ouros contra os 10 obtidos na última olimpíada.
Violência
Nem mesmo a presença de soldados do exército nas ruas tornou Roma mais segura. Um casal de turistas da Holanda foi agredido, roubado e a mulher estuprada. Autores da violência: dois romenos. Os holandeses, que faziam uma viagem de bicicleta, acamparam em um lugar ermo. Foi o suficiente para o prefeito local, Gianni Alemanno, considerar que eles foram imprudentes.
Zingaro
No censo levado a efeito pelas autoridades da Segurança de Milão nos 12 campos de ciganos autorizados, foram identificadas 1.180 pessoas, das quais 581 italianos, 413 romenos, 84 kosovares, 70 macedônios e 32 bósnios. E um dado que deve ter surpreendido: apenas uma pessoa não tinha permesso di soggiorno.
Tibete
A apoteose do encerramento das Olimpíadas da China não foi suficiente para arrefecer os ânimos dos italianos que, no sábado, manifestaram-se na piazza di Spagna por um Tibet livre. A festa terminou, mas a luta continua, disse Ugo Cassone, conselheiro do Pdl de Roma.
Coral
No próximo domingo (20), em comemoração ao Dia do Folclore, que foi celebrado no último dia 22, acontece a 9ª Mostra de Músicas e Danças Folclóricas na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O evento, que ocorrerá no auditório Dom Antonio Zattera, terá a participação do Coral da Associação Italiana Pelotense, sob a regência de Sérgio da Silva Piñero.