UIL

Escritório de arquitetura italiano busca ampliação no BR e na AL

A empresa Marco Casamonti / Archea Associati comemora seu maior projeto no país, o Auris Residenze, um edifício residencial sustentável em Balneário Camboriú (SC).

Um dos escritórios de arquitetura mais premiados da Europa, Marco Casamonti / Archea Associati busca expandir suas operações no Brasil e na América Latina. Em 2024, anunciou a realização de um projeto icônico exclusivo, jamais visto no país, desenvolvido com toda a sofisticação do design italiano em Balneário Camboriú, em Santa Catarina: o Auris Residenze, o primeiro prédio árvore do país. Com esse projeto, o premiado arquiteto Marco Casamonti marca sua estreia em edifícios residenciais no Brasil, com viés sustentável. Localizado no centro da cidade, próximo à orla, o empreendimento propõe um novo olhar à região com uma arquitetura viva, com design biofílico, integrando a natureza com a cidade, diferente dos tradicionais arranha-céus. As obras iniciam em 2025, com previsão de término em 2029.

O conceito do projeto é criar uma reaproximação, tanto simbólica quanto literal, à natureza, criando um edifício que seja quase um organismo vivo, transformando a paisagem da cidade repleta de edifícios padronizados, propondo uma reflexão. Com uma fachada estratégica, ao mesmo tempo em que se aproveita a luz natural, se cria um sombreamento aos apartamentos que permite a temperatura perfeita. O Auris Residenze não é apenas um projeto arquitetônico, mas uma proposta que integra a modernidade e o respeito ao meio ambiente, para promover um estilo de vida sustentável aos seus moradores.

O edifício Auris Residenze promete ser o projeto mais emblemático da região, inspirando não apenas o Brasil, como o mundo, pela sua originalidade e inovação, tão impressionante quanto uma obra-prima italiana. O visionário empreendimento no litoral catarinense, liderado pela Fischer Group, ocupará um dos metros quadrados mais caros do país. Mas a pretensão não é de ser o mais ostensivo, nem o mais alto prédio, e sim o mais original, transformando a paisagem da cidade, para mostrar uma outra forma que a arquitetura pode ocupar na vida das pessoas.

Além disso, vale ressaltar que a Archea é o único escritório italiano de arquitetura com sede regional no Brasil, onde atua desde 2012, liderado hoje por Olivia Argentini. O prédio da sede foi projetado pela própria empresa e inaugurado em 2015, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP), estrategicamente escolhido por respirar arte, sofisticação e autenticidade. No local, uma equipe multidisciplinar opera internacionalmente, em um ecossistema que agrega ao time global os mais diferentes repertórios e conhecimentos, bem como inspirações da cultura brasileira.

Na cidade de São Paulo, a Archea também assina o projeto do Wine Bar, um espaço de entretenimento localizado no Parque Global, que faz parte de complexo visionário que busca reinventar a cidade, proporcionando espaços abertos e sofisticados, arte de alta qualidade e um estilo de vida cosmopolita. Com cinco torres residenciais, o Parque Global se apresenta como um oásis seguro e sustentável, ideal para a vida em família, cercado por áreas verdes e conectado a todas as comodidades urbanas. Em 2024, a Archea recebeu o prêmio do Global Future Design Awards, pelo design de interiores do Wine Bar.

Sobre as perspectivas futuras, o italiano Marco Casamonti, um dos sócios fundadores do escritório, que esteve no país para o anúncio do Auris Residenze, revela o interesse de expandir suas operações no Brasil e na América Latina, pois acredita que é um mercado vibrante, com muito potencial. “Entendemos que a nossa forma de trabalhar com a arquitetura e com o design pode trazer uma forte contribuição ao país. Por onde vamos, buscamos desenvolver um trabalho de qualidade, com primor nos materiais, nos acabamentos e nas soluções escolhidas, a partir de um know-how italiano, mas levando em conta ao mesmo tempo tradições, boas práticas e materiais locais. Além disso, queremos realizar projetos que, cada vez mais, integrem a natureza com a vida urbana, propondo um novo olhar sobre a arquitetura atual e a sustentabilidade”.

Projetos internacionais

Comprovando sua excelência arquitetônica ao redor do mundo, o escritório acumula inúmeros projetos emblemáticos, como a fábrica da Salvatore Ferragamo, em Florença, na Itália, o Green Energy Laboratory (GEL), em Xangai, na China, a torre Forevergreen, em Tirana, a recuperação do antigo Armazém de Vinhos de Trieste para o Eataly, a Biblioteca Municipal de Nembro, em Bérgamo, na Itália, e o Novo Estádio Nacional da Albânia, chamado de Arena Kombëtare. Este último funciona como um Complexo Multiuso - com estádio de futebol, área comercial e hotel - com inspiração na estrutura de um teatro romano. A configuração versátil desse empreendimento combina arquitetura icônica e funcionalidade, para uma experiência adaptável para esportes, eventos e lazer, em uma estrutura visualmente impressionante.

Kiss Bridge, no Vietnã, impressiona o público por reimaginar o conceito de uma ponte, transformando-a em uma experiência profundamente emocional. A separação física de 50 centímetros entre suas extremidades se torna um convite ao encontro, incentivando gestos de estender a mão, de buscar um toque ou um beijo. Essa distância carrega o significado mais profundo da obra: uma união que não se concretiza fisicamente, mas se realiza de forma simbólica. Inspirada por uma lenda vietnamita sobre o amor impossível entre uma deusa e um humano, a Kiss Bridge celebra a beleza dos laços que resistem às distâncias.

Entre os projetos internacionais premiados da Archea, temos a icônica Adega Antinori, localizada na deslumbrante região vinícola de Chianti, entre Florença e Siena, que foi projetada com o objetivo de valorizar a paisagem e a cultura local da produção de vinho. A proposta arquitetônica se integra harmoniosamente ao ambiente, criando uma simbiose entre a cultura humana e a natureza. A vinícola mimetiza-se na paisagem rural, apresentando uma cobertura que se funde com a terra e vinhedos, enquanto as áreas de trabalho e exposição são distribuídas em diferentes níveis, permitindo que a luz natural entre e que os visitantes desfrutem de vistas panorâmicas.

Além da Antinori, destacam-se os projetos realizados na China. Localizado na cidade de Pequim, o Yanqing Grape Expo é um complexo dedicado à viticultura e ao enoturismo, com formas ondulantes que remetem às vinhas. O uso de materiais locais e de uma estrutura orgânica e fluida cria um ambiente que reflete a cultura agrícola da cidade, integrando o edifício à paisagem natural da região. Já na província de Hunan, o Liling World Ceramic Art City é um centro de arte e cerâmica que celebra essa tradição chinesa. O design mescla tradição e modernidade, com fachadas revestidas de cerâmica e formas arquitetônicas que evocam o movimento fluido do barro moldado. Com uma beleza impressionante, esse projeto se destaca por contribuir para a valorização cultural da China.

Sobre a Marco Casamonti / Archea Associati

Fundada em 1988, em Florença, na Itália, por Laura Andreini, Marco Casamonti e Giovanni Polazzi, a Archea é um estúdio de arquitetura e design que se destaca por sua atuação global. Em 2001, Silvia Fabi, gerente do estúdio em Florença, tornou-se sócia dos fundadores. Considerado o segundo escritório da Itália por faturamento, o estúdio é formado por mais de 300 arquitetos espalhados por suas nove sedes, localizadas nas cidades de Florença, Roma, Milão, Gênova, Paris, Tirana, Dubai, São Paulo e Pequim. Isso proporciona aos seus clientes o benefício de um atendimento personalizado, com conhecimento local, mas ao mesmo tempo com todo o suporte de habilidades e recursos da rede internacional. Assim, a Archea desenvolve projetos de arquitetura, de planejamento urbano, design de interiores, design de produtos, design gráfico e consultorias, combinando pesquisa e prática em diferentes escalas, em todo o mundo.

Seus sócios também desempenham um papel importante no meio acadêmico, lecionando em prestigiadas faculdades italianas. Marco Casamonti é professor titular na Faculdade de Arquitetura de Gênova, enquanto Laura Andreini ocupa a mesma posição na Universidade de Florença. Multipremiado internacionalmente, o estúdio foi reconhecido por sua abordagem inovadora e participação em grandes eventos internacionais, incluindo várias edições da Bienal de Arquitetura de Veneza. Seu portifólio abrange desde o planejamento urbano ao design de produto, do design de iates às exposições. Por ter um grande leque de habilidades multiculturais, técnicas e gerenciais, a Archea considera todos os aspectos e os elementos de um projeto, oferecendo soluções criativas para cada um deles. Mais informações sobre a Marco Casamonti / Archea Associati pelo site: www.archea.it ou em seu perfil no Instagram: @archea_associati.