UIL

Bellunesi no Brasil: Vincenzo Susin e Margherita Zucco

Vincenzo Susin e a sua família constam entre os primeiros emigrantes a deixarem a província de Belluno, no Vêneto, Itália, rumo ao Brasil. Vincenzo, natural de Fonzaso, nascido em 11 de junho de 1853, filho de Andrea e de Bortola Giacomin, pouco antes de partir havia casado com Margherita Zucco, filha de Prospero e de Maria Giovanna D’Agord

Vincenzo e Margherita acompanhados por oito membros da família partem a bordo do vapor Portena, no porto francês Le Havre, em 19 de abril de 1876, e 21 dias mais tarde alcançam as costas brasileiras. O grupo é estabelecido no Rio Grande do Sul, na então chamada Colônia Caxias, que havia sido fundada um ano antes, em 1875. 

As informações sobre a família Susin integram as histórias narradas no livro “Il loro destino stava in Brasile, Storie di emigrazione bellunese”, da pesquisadora Luisa Carniel, publicado pela editora Bellunesi nel Mondo, em 2018 – 312 páginas.
 

Entre em contato com a para adquirir o livro - biblioteca.migrazioni@bellunesinelmondo.it  – Whatsapp: 39 335 737 5100  

Vincenzo Susin e Margherita Zucco tiveram ao todo 18 filhos. Margherita morre precocemente, em 13 de fevereiro de 1907, aos 50 anos, e Vincenzo entra na vida religiosa, tornando-se monge camaldolese, na congregação de Ana Rech. Vincenzo Susin morre em 13 de maio de 1938.

Veja também:

Pordenonesi nel Mondo resgata história de emigrantes de Friuli Venezia Giulia