UIL

Berlusconi nomeia Roberto Calderoli ministro das Reformas

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, nomeou nesta terça-feira, como ministro para as Reformas o até agora vice-presidente do Senado, Roberto Calderoli, que substitui no cargo o líder da Liga Norte, Umberto Bossi.

Bossi, afastado da vida política italiana há meses devido a um grave problema cardíaco, apresentou sua demissão como ministro de Reformas e membro da Câmara dos Deputados ontem, para assumir o cargo de eurodeputado que ganhou nas últimas eleições européias.

O nome de Calderoli, coordenador da Liga Norte, como sucessor de Bossi na pasta das Reformas, era o mais cotado, depois que a Liga Norte confirmou ontem que, apesar das divisões no seio da maioria governamental nas últimas semanas, não abandonaria o Executivo.

No entanto, o partido vinculou sua permanência no Gabinete de Berlusconi à aprovação definitiva da reforma federal, que deve passar pela Câmara dos Deputados depois de ter recebido a autorização do Senado.

Calderoli, de 48 anos, ocupava o cargo de vice-presidente do Senado desde junho de 2001, e foi parlamentar da Liga Norte durante quatro mandatos.

A nomeação do novo ministro para as Reformas acontece quatro dias depois de Berlusconi nomear para o Ministério da Economia Domenico Siniscalco, que ocupava o cargo de diretor-geral do Tesouro.

Siniscalco substituiu Giulio Tremonti, que apresentou sua demissão por causa das pressões do vice-presidente Gianfranco Fini, da Aliança Nacional.