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Mons. Viganò: O Reino de Cristo e a tirania da Nova Ordem Mundial

Entrevista originalmente concedida a Aldo Maria Valli, publicada no blog italiano https://www.aldomariavalli.it 

Caros amigos de Duc in altum, em vista da Páscoa, fiz algumas perguntas a Dom Carlo Maria Viganò e o arcebispo concordou em responder. Vos sugiro a entrevista aqui. 

Excelência, através de suas repetidas intervenções e da atividade de alguns blogs, estamos denunciando de todas as formas a apostasia que se espalha na Igreja, bem como a tirania imposta pela ideologia da Nova Ordem Mundial, à qual a Hierarquia da Igreja aparece em tudo submissa.

Com relação a essas questões, há uma divisão cada vez mais acentuada dentro das próprias famílias e também entre amigos. No julgamento a respeito dos acontecimentos do mundo e da Igreja, estamos divididos de forma radical, com uma polarização que parece não admitir nenhuma forma de entendimento mútuo. É como se emergissem duas culturas, duas antropologias e até duas religiões diferentes. Então, como se comportar, nesta situação, resguardando o amor à verdade?

Tem razão: o estabelecimento da Nova Ordem, que começou sob o pretexto da chamada pandemia, torna perceptível para muitos a perda da serenidade e da paz interior; faz-nos perceber um mal que nos oprime e diante do qual nos sentimos impotentes; ele aguça as divisões e disputas entre membros da família, parentes e amigos. Muitas vezes, ficamos tristes ao ver como a mentira consegue convencer as pessoas próximas a nós que também acreditávamos serem maduras e capazes de discernir o bem do mal. 

Parece-nos incrível que nossos amigos se tenham deixado enganar, quase diria hipnotizados pelas marteladas da grande mídia: médicos que consideramos conscienciosos parecem ter cancelado seu conhecimento científico ao abdicado da racionalidade, em nome de uma espécie de superstição maluca; conhecidos que até ontem condenavam os horrores do nazismo e do comunismo, não percebem o quanto os horrores dessas ditaduras são reapresentados de forma ainda mais desumana e implacável, replicando em larga escala as experiências dos campos de concentração e da violação dos naturais direitos sobre a população mundial

Não podemos entender que nosso pároco nos fale de Covid como se fosse uma praga, que o prefeito se comporta como um hierarca, que o vizinho chame os Carabinieri porque uma família faz um churrasco no terraço. Os idosos que lutaram bravamente, arriscando suas vidas, estão literalmente apavorados com uma gripe tratável. Pais de família de sólidos princípios morais toleram que seus filhos sejam doutrinados ao vício e à perversão, como se o que lhes foi transmitido e no que acreditaram não tivesse mais valor. Falar em amor à pátria, em defesa das fronteiras nacionais, em soberania nacional é considerado fascista. E nos perguntamos: onde está a Itália que amamos? Onde está a Igreja que nos instruiu na Fé e nos fez crescer na Graça de Deus? Seria possível que tudo fosse cancelado em alguns anos?

É evidente que o que está acontecendo foi planejado há décadas, tanto na esfera civil quanto na religiosa. E muitos, muitíssimos foram presos em enganos, primeiro convencendo-os a conceder direitos àqueles que não compartilhavam de nossa Fé nem de nossos valores; depois, fazendo com que se sentissem quase culpados por serem católicos, por suas ideias, por seu passado. Hoje chegamos ao ponto de sermos desafiados como retrógrados e fanáticos, enquanto há aqueles que gostariam de tornar um crime o que por milênios constituiu a base da vida civil e declarar não só lícito, mas obrigatório, todo comportamento contra Deus, contra a natureza, contra a nossa identidade.

Perante esta convulsão que envolve toda a sociedade, torna-se cada vez mais clara a divisão que surge entre os filhos da luz e os filhos das trevas: é uma graça que nos é concedida por Deus para fazermos uma corajosa escolha de campo. Recordemos as palavras de Nosso Senhor: «Não acreditem que vim trazer a paz à terra; Não vim trazer paz, mas espada ”(Mt 10,34). O pacifismo de que ouvimos falar há décadas serve apenas para desarmar os bons e libertar os ímpios para praticar suas ações injustas. Portanto, se serve para abrir os nossos olhos, também são bem-vindas a divisão e a polarização entre os que pertencem à Cidade de Deus e os que servem ao príncipe deste mundo. O amor pela verdade implica necessariamente no ódio às mentiras, e seria imprudente e ilusório acreditar que se pode servir a dois senhores. Se hoje somos chamados a escolher entre o Reino de Cristo e a tirania da Nova Ordem Mundial, não podemos evitar essa escolha e devemos cumpri-la com coerência, pedindo ao Senhor a força para testemunhá-lo até o martírio. Aqueles que nos dizem que o Evangelho pode ser reconciliado com o antievangelho do globalismo estão mentindo, assim como aqueles que nos oferecem um mundo sem guerras no qual todas as religiões podem coexistir em paz estão mentindo. Não há paz, exceto no Reino de Cristo: pax Christi in Regno Christi. Certamente, para conduzir com sucesso o nosso combate devemos poder contar com generais e comandantes para nos guiar: se quase todos preferiam a deserção e a traição, podemos ainda contar com um Líder invencível, a Santíssima Virgem, invocando a Sua proteção sobre seus filhos e sobre toda a Igreja. Sob Sua poderosa orientação não devemos temer nada, porque é Ela quem vai esmagar a cabeça da antiga serpente, restaurando aquela ordem que o orgulho de Satanás violou.

Vamos falar sobre a liturgia e a Santa Missa. Nem todos os fiéis católicos, por mais bem-intencionados que sejam, têm a oportunidade de participar das Missas Vetus Ordo e devem "se contentar" com as celebradas em suas paróquias, muitas vezes marcadas por grosseria litúrgica, senão por abusos reais. Nessas missas, a comunhão é recebida na mão, em pé, o Pai-nosso é recitado de acordo com a nova fórmula, somos convidados a trocar "o olhar da paz", ouvimos sermões em linha com o bergoglismo (apenas para tocar em alguns aspectos). No final, você sai da missa sentindo-se triste, para dizer o mínimo, ao invés de calmo e reconciliado com Deus e seus irmãos. Então? Como fazer?

Devemos nos perguntar antes de tudo como é possível que o ato supremo de culto, instituído por Nosso Senhor para perpetuar as graças infinitas do Sacrifício do Calvário de forma incruenta em nossos altares, se torne um obstáculo à santificação dos fiéis, ao invés de uma ocasião para o progresso espiritual e paz interior. Em outras ocasiões a missa ofereceu um vislumbre do céu em meio às provações e caos do mundo; hoje parece que o clamor do mundo é um elemento indispensável para banir o silêncio, a adoração em oração, o sentido do sagrado e da presença de Deus, mas se na ordem natural é nosso dever alimentar o corpo com alimentos saudáveis e evitar os envenenados ou adulterados, ainda mais na ordem sobrenatural é nosso dever alimentar nossas almas com alimentos saudáveis, afastando-nos do que pode nos envenenar espiritualmente.

Obviamente, entendo a dificuldade dos fiéis em frequentar as igrejas onde a tradicional Santa Missa não é celebrada; mas penso que o Senhor também sabe valorizar a boa vontade daqueles que estão cientes da importância que o Santo Sacrifício tem para a nossa alma, especialmente nos momentos de grandes crises como as que estamos passando, e que por isso sabem como fazer um pequeno esforço, pelo menos no domingo, para santificar dignamente o dia do Senhor. Houve tempos e lugares em que os católicos eram perseguidos e assistir à missa era difícil e perigoso, mas os fiéis conseguiam reunirem-se clandestinamente nos bosques, porões ou sótãos para honrar a Deus e se alimentar do Pão dos Anjos: temos o dever de ser digno destes nossos irmãos na Fé, sem dar desculpas nem pretextos. Por outro lado, o Motu Proprio Summorum Pontificum reconhece o direito dos fiéis - um direito, não um privilégio - de ter a missa tradicional e se isso não acontece em todos os lugares é em grande parte porque os fiéis não sabem como se impor. Não se trata de esteticismo, de amor ao canto latino ou gregoriano ou de nostalgia do passado; aqui está em causa o coração da vida da Igreja, a alma da vida sobrenatural dos católicos, o próprio bem do mundo.

Compreendo que muitos fiéis se encontram numa situação difícil, pelo menos do ponto de vista humano, quando têm que decidir se abandonam a vida paroquial para procurar outro lugar, às vezes a quilômetros de distância, por uma missa tradicional. Os fiéis têm o grave dever moral de, pelo menos, solicitar uma missa celebrada com decoro e respeito por um piedoso sacerdote que administra a Comunhão na boca.

A pandemia deu o pretexto para impor ilegalmente limitações às funções litúrgicas: não nos responsabilizemos por estes abusos com o nosso silêncio e com a nossa resignação para permitir que nos imponham missas indecorosas ou sacrílegas. Deus também se ofende com a indolência e indiferença com que retribuímos Seu amor por nós. Uma indolência cada vez mais perceptível nos fiéis que até se deixam impor a vacinação na igreja no Sábado Santo, substituindo a meditação dos Novissimi pelo medo infundado da morte física. Diante dessas manifestações de subserviência do Clero e da Hierarquia aos ditames de uma autoridade corrupta e corruptora, levantar alta a voz em voz representa não apenas um dever moral, mas também um freio aos excessos de tantos eclesiásticos que se esqueceram do significado de seu sacerdócio e a alma de sua vocação. Eles deveriam considerar seriamente o quão grave é a cooperação à narrativa sobre o Covid, especialmente quando a superstição pseudocientífica se torna a única forma possível de fé, apropriando-se da simbologia, vocabulário e ritualidade de uma religião. Quem tem ouvidos para entender, entenda.

Pedimos, portanto, aos nossos sacerdotes que celebrem a Santa Missa como se fosse a primeira e a última das suas vidas, que acabem com estes ritos mundanos e nos devolvam um tesouro que eles obstinadamente mantêm escondido. Não esqueçamos de dar ajuda material e espiritual aos sacerdotes que celebram com coragem e consistência a liturgia tradicional, lembrando-nos que um dia serão eles que reconstruirão o tecido que restaurará a sociedade cristã. E se realmente não podemos frequentar o Santo Sacrifício regularmente no rito que nos foi transmitido pelos Apóstolos, mantenhamo-nos longe daqueles que profanam o Santíssimo Sacramento e usam o púlpito para corromper a Fé e a Moral. No entanto, eu gostaria de reiterar, por um dever de consciência, que onde é possível assistir à Missa Tridentina sem sérios transtornos, esta certamente deve ser preferida à Missa Reformada.

O senhor deve ter visto, Excelência, que a questão de "quem é papa e quem não é papa" foi levantada novamente. Alguns dizem: como Bergoglio foi eleito com base nas manobras da máfia de San Gallo e talvez com irregularidades durante o Conclave, ele não é papa. E, em vez disso, Ratzinger ainda seria, que teria renunciado ao trono não livremente, mas porque foi forçado por fortes pressões, e teria deliberadamente escrito incorretamente o texto em latim da renúncia para torná-lo inválido. Fantachiesa? Ou existe algum elemento a ser levado em consideração?

Múltiplas causas - fortes e indevidas pressões sejam externas à Igreja seja da parte de eminentes membros da Hierarquia, bem como a pessoal índole de Joseph Ratzinger - teriam induzido Bento XVI a formular uma declaração de renúncia de forma completamente irracional, deixando a Igreja em um estado de séria incerteza e confusão; maquinações de um grupo de conspiradores progressistas teriam indicado Bergoglio como o candidato então eleito durante um conclave marcado por infrações à Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis que regula a eleição do Romano Pontífice: esses elementos seriam passíveis de tornar nula a abdicação de Ratzinger, nulo o Conclave de 2013 e nula a eleição do seu sucessor. No entanto, embora generalizados e inegáveis, esses elementos precisam de confirmação e, sobretudo, de uma declaração da autoridade suprema da Igreja. Qualquer pronunciamento feito por aqueles que não têm autoridade para fazê-lo seria temerário. Também creio que, atualmente, a disputa sobre quem é o Papa reinante só serve para enfraquecer a já fragmentada parte sã do corpo eclesial, semeando a divisão entre os bons.

Oramos com confiança ao Senhor para revelar a verdade e nos mostrar o caminho a seguir. Por enquanto, fortalecidos pela virtude da Prudência que ordena os meios para o fim último, permaneçamos fiéis e zelosamente guardemos aquilo que a Igreja sempre acreditou: quod sempre, quod ubique, quod ab omnibus creditum est.

Nesta fase que, em muitos aspectos, é tão complicada e confusa, qual é a sua oração? Você gostaria de nos sugerir como recorrer ao nosso Senhor?

O que está acontecendo hoje é por causa dos pecados públicos das nações, dos pecados dos indivíduos e, por mais terrível que pareça, dos pecados dos religiosos. Não podemos intervir pelos pecados das nações nem pelos da Hierarquia, mas podemos começar com humildade e com espírito de verdadeira conversão para nos corrigirmos de nossos pecados, de nossas infidelidades, de nossa indiferença. Assim, enquanto os novos fariseus se deleitam com o apreço do mundo, bem como rezam por sua conversão, devemos implorar a misericórdia do Senhor para nós com as palavras do Evangelho: "Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador" (Lc 18, 13). A sociedade, e mesmo antes da Igreja, muito beneficiará da nossa fidelidade e de caminhar, com a graça de Deus e a proteção da Santíssima Virgem, o caminho de santidade que nos foi preparado. Não nos privemos do recurso confiante àquela que Nosso Senhor nos deu como Mãe na Cruz e que, como tal, não nos nega o seu auxílio nas provações.

Aproximamo-nos da Páscoa: apesar de tudo, o Senhor ressuscita. Queremos encontrar motivos de esperança. Tarefa difícil, mas podemos tentar?

Não só podemos tentar: devemos ter fé e igualmente exercer a virtude da Esperança, segundo a qual sabemos que o Senhor nos concede as graças necessárias para evitar o pecado, fazer o bem e merecer a eterna bem-aventurança do céu. Não esqueçamos que somos peregrinos no hac lacrimarum valle e que a nossa pátria é a Jerusalém celeste, juntamente com os Anjos e os Santos, na glória da Santíssima Trindade. Surrexit Dominus vere, proclama a liturgia pascal: Ele ressuscitou de uma vez por todas, vencendo Satanás e arrebatando-lhe aquele quirógrafo que Adão havia assinado com o pecado original. As provações presentes, o medo de ser abandonado e sozinho contra um alinhamento muito poderoso que parece nos esmagar e nos vencer, não devem nos assustar, mas nos impulsionar a renovar nossa confiança naquele que disse de si mesmo: "Eu disse a vocês essas coisas, para que tenhais paz em Mim. No mundo tereis tribulações; mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Que esta Santa Páscoa nos estimule a um retorno a Deus, oferecendo as provas e tribulações com espírito de expiação e de reparação pela conversão dos pecadores, de modo que depois de termos nós também compartilhado o cálice amargo do Getsêmani, nos tornemos dignos da glória da Ressurreição.

Leia aqui o texto da entrevista em italiano