UIL

Cidadania italiana por direito de sangue ficará mais cara

A Câmara dos Deputados da Itália vota a proposta de orçamento feita pelo governo italiano para 2025, que prevê o aumento nas taxas cobradas no processo para o reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis - por direito de sangue. Se aprovada, as novas regras passam a valer a partir de janeiro de 2025. A previsão é que a votação deva ocorrer nesta sexta-feira (20/12).

O custo para o reconhecimento da cidadania italiana pela via judicial, que hoje é de 545 euros por família, passará a ser de 600 euros por pessoa. A Câmara também prevê a taxa de 600 euros para pedidos feitos nos mucípios italianos, para pessoas que já residem na Itália e buscam cidadania pela forma administrativa. Já os descendentes de italianos que entram com o processo via consulado e pagavam 300 euros terão o valor duplicado.

Segundo a emenda aprovada pela Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália, parte do valor arrecadado com o aumento das taxas será voltado para a contratação de mais equipes nos consulados e na melhoria da infraestrutura.