UIL

Circuito italiano em Ponta Grossa impulsiona turismo rural

Equipe do Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, no Paraná, percorre, nesta quarta-feira (10), o “Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo”. A intenção é buscar novas experiências para impulsionar ainda mais o turismo rural no município. Fazem parte da comitiva o Sindicato Rural, a Emater e mais 40 produtores rurais. Segundo a secretária Elizabeth Schimitd, o grupo vai atrás de novas experiências que possam ser aplicadas no município.

“Ponta Grossa tem um excelente perfil para o turismo rural e as pessoas gostam disso, do contato com o meio ambiente natural e cultural”, diz Elizabeth. Com o estudo do Circuito de Colombo, a Secretaria poderá fomentar o turismo rural, planejar o roteiro e elaborar o marketing turístico. O roteiro do turismo rural em Ponta Grossa pré-estabelecido relaciona a fruticultura na Colônia Dona Luíza, a produção leiteira no Distrito de Guaragi, a paisagem do Distrito de Itaiacoca, entre outros.

Segundo Elizabeth, os técnicos de turismo da Secretaria já estão empenhados em realizar cadastro dos produtores interessados em fazer parte do roteiro. Com isto, o proprietário passa a usufruir de uma infra-estrutura física e recursos humanos já existentes, apenas aprimorando-se em alguns detalhes físicos e no atendimento ao turista.

“O turismo rural, além de auxiliar na divulgação e venda do produto e seus derivados, servirá como um incentivo ao empreendedorismo rural, podendo surgir outras atividades direcionadas ao turismo como pousadas, pesque-pagues, restaurantes, cavalgadas e agroindústrias”, explica a secretária.

Locais a serem isitados Em Colombo

- Sítios agroecológicos Mãe Terra e Chácara Morango Natural

- Pesque-pague e colha-pague Gasparin e Filhos

- Produção de flor e mudas Artplant

- Cantina de produtos Naturais

- Restaurante Rural

- Café Colonial

- Pousadas Rurais