Como conseguir uma bolsa de estudos em universidades na Itália
Instituições de ensino universitário na Itália abrem, anualmente, chamadas para bolsas de estudos destinadas a estudantes italianos e estrangeiros. Esses benefícios estão disponíveis para aqueles que não têm os meios financeiros para apoiar seu percurso educacional, bem como para alunos particularmente merecedores.
É importante ter o ISEE (Indicador de Situação Econômica Equivalente) e o ISPE (Indicador de Situação Patrimonial Equivalente) do seu núcleo familiar. Se você é um estudante estrangeiro, precisará do ISEE PARIFICATO, ou seja, certificado e reconhecido.
O ISEE (Indicador de Situação Econômica Equivalente) é a ferramenta de avaliação do rendimento familiar e do patrimônio utilizado na Itália para avaliar a situação econômica familiar daqueles que solicitam prestações sociais subsidiadas. O ISEE parizzato é parâmetro para cálculo de redução de mensalidades universitárias, solicitação de bolsa e hospedagem daqueles que não conseguem calcular um ISEE universitário: estudantes estrangeiros não residentes na Itália, estudantes italianos não residentes na Itália e estudantes estrangeiros residentes na Itália e dependentes de sua unidade familiar.
Para obtê-lo, é necessário dirigir-se ao CAF (Centro de Assistência Fiscal) autorizado pela universidade e solicitar a Certificação ISEE de Benefícios Facilitados para o Direito ao Estudo Universitário. O valor do ISEE equalizado é expresso em Euros.
Na Itália, é possível também se beneficiar do No Tax Area, ou Bônus Universitário, que permite ao candidato ter redução ou isenção de taxas universitárias, para estudantes de famílias com ISEE baixo.
A medida pode ser aplicada a todas as universidades italianas e aos Institutos de Educação para Belas Artes, Música e Dança (AFAM). Para saber sobre os requisitos, entre em contato com o escritório de estudantes da sua instituição de referência ou com um CAF.
Encontre mais informações aqui
Instituições regionais para o direito ao estudo
Todos os estudantes matriculados em universidades e instituições da AFAM que não têm meios financeiros suficientes para seguir seu percurso educacional, podem recorrer à instituição que responde pela sua região na Itália (encontre a sua aqui).
Quem pode se candidatar: você pode se candidatar se for um estudante italiano ou estrangeiro, matriculado em instituições de ensino superior e possuir requisitos de mérito e econômicos.
Bolsas de estudo de Instituições de Ensino Superior (IIS)
Instituições de Ensino Superior podem fornecer bolsas de estudo para alunos ou bônus que podem ser obtidos com base em mérito e requisitos econômicos. Se você pretende continuar seu caminho educacional em um IIS e está interessado nos benefícios disponíveis, sugerimos que consulte o site da instituição ou entre em contato com a secretaria do IIS para obter mais informações.
Quem pode se candidatar: Estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior, italianos e estrangeiros.
Bolsas de estudo promovidas por entidades privadas, empresas e associações
Na Itália, muitas organizações oferecem bolsas de estudo e benefícios econômicos aos estudantes, tais como a Fondazione Rotary , a Fondazione Konrad Adenauer na Italia, a Fondazione Centro italiano di studi sull’alto medioevo, o Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) e outras. Sugerimos que você consulte o site da instituição na qual está interessado ou entre em contato com a secretaria da mesma para obter mais informações.
Bolsas de estudo para mobilidade internacional
Durante sua carreira acadêmica, você pode realizar experiências de mobilidade internacional para estudos e estágios, aproveitando diversas contribuições financeiras (contribuições da UE, integrações fornecidas por instituições, contribuições ministeriais levando em consideração as faixas do ISEE, contribuições de instituições regionais para o direito à educação).
Após a sua inscrição, você poderá encontrar mais informações na instituição do seu país de origem que prepara os editais relevantes para mobilidade internacional.
Bolsas de estudo do governo italiano
O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) concede bolsas de estudo a estudantes estrangeiros que participam de atividades de estudo, como os chamados "Projetos Especiais". Você pode encontrar todas as informações mais recentes neste link.
O MAECI também oferece bolsas de estudo para estudantes estrangeiros e italianos residentes no exterior (IRE) com o objetivo de promover a cooperação nos campos cultural, científico e tecnológico e difundir a cultura e a língua italiana no exterior. Você pode encontrar todas as informações aqui.
Bolsas para programas de doutorado na Itália
Você também pode se candidatar a uma bolsa para frequência de cursos de doutorado na Itália (atualmente equivalente a 16.243,00 euros por ano, paga em 12 parcelas mensais). A bolsa está sujeita a descontos da previdência social de acordo com a regulamentação vigente e pode ser suspensa por motivo de doença ou maternidade.
Quem pode se candidatar: Estudantes italianos e estrangeiros com diploma de segundo ciclo.
Notícias Relacionadas
-
Como conseguir uma bolsa de estudos em universidades na Itália
21 Aug 2024 -
Estudar na Itália: 2024 e 2025, estudantes internacionais
20 Aug 2024 -
Ensino do italiano será reforçado a estudantes estrangeiros na Itália
28 May 2024 -
Ranking define as melhores universidades italianas em 2024
13 May 2024 -
Universidade de Trento oferece cursos em italiano a estudantes do exterior
07 Mar 2024