Concurso define os melhores vinhos de Flores da Cunha
Os vencedores da 6ª edição do concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha, município da Serra gaúcha considerado o maior produtor de vinhos do Brasil, serão revelados na noite de sábado, 7 de julho, no Clube Independente, em evento que terá início às 19h30min.
O concurso contou com a avaliação de 172 amostras de vinhos de mesa, finos e espumantes, divididos em sete categorias. A análise aconteceu de 12 a 15 de junho, envolvendo 21 experts, entre representantes de instituições do setor vitivinícola e técnicos que prestam serviços a empresas da região. As degustações, que seguiram os critérios estabelecidos para eventos do gênero pela principal instituição técnico-científica da vitivinicultura mundial, a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), foram na Escola de Gastronomia UCS/ICIF.
O concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha é uma realização da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, através das secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços. São apoiadores a Associação Comunitária Fenavindima, a Escola de Gastronomia UCS ICIF e o Laboratório de Referência Enológica (Laren). Também o apóiam institucionalmente: Associação Brasileira de Enologia (ABE), Associação Gaúcha dos Vinicultores (Agavi), Embrapa Uva e Vinho, Emater/RS Escritório de Flores da Cunha, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua.
A vitivinicultura em Flores da Cunha
Desde 1994, Flores da Cunha ostenta a condição de maior produtor vinícola do Brasil. Conforme os dados mais recentes disponíveis (do Cadastro Vinícola do RS (Ibravin SAA/RS Mapa)), a produção local em 2006 foi de 78.778.819 litros de vinhos e derivados, o que corresponde à 28,46 % da vinificação total no Rio Grande do Sul no ano passado, de 276.782.553 litros. O município possui 197 vinícolas (desde pequenas cantinas rurais a empresas de grande porte).
O meio rural florense envolve aproximadamente 2,3 mil famílias, a totalidade das quais dedicada ao cultivo de uvas Vitis vinifera, americanas e híbridas A produção vitícola, em 2007, segundo dados preliminares que consideram somente a matéria-prima destinada à vinificação , foi de 137.210.351 kg de uva.
Notícias Relacionadas