Descobrir-se italiano: viagens em busca das raízes na Itália
Observatório Permanente das Raízes Italianas (ORI) reúne informações sobre italianos e descendentes de italianos residentes no exterior.
O projeto é realizado pela Associazione AsSud e conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.
A AsSud, associação sociocultural com sede em Paludi (CS), na Calábria, que se ocupa da questão da emigração e suas repercussões no território italiano, criou o Centro de Estudos e Pesquisas sobre o tema Observatório Permanente das Raízes Italianas (ORI). O objetivo do projeto é prover as ações que a entidade vem realizando, junto a instituições, universidades, editoras, escolas e comunidades locais. O Observatório visa monitorar permanentemente tudo o que diz respeito às raízes, identidades e valores italianos, tanto no que diz respeito ao passado quanto ao presente, dentro e fora das fronteiras italianas.
Se você é de origem italiana, preencha o questionário anônimo disponível no link abaixo, e concorra a prêmios. O questionário pretende perceber a importância das “raízes” para os italianos e os italo-descendentes residentes fora da Itália.
CLIQUE E PARTICIPE
Observatório Permanente das Raízes Italianas (ORI)
Atualmente, o ORI está focado em uma série de reflexões sobre turismo de retorno e das raízes, que deu vida à proposta da pesquisa intitulada “Descobrir-se italiano: viagens em busca das raízes na Itália”.
A pesquisa, destinada à publicação e realizada com o apoio da Direzione Generale per gli Italiani all’Estero e le Politiche Migratorie del Ministero Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, busca documentar o que já está presente em termos de estudos e experiências sobre o assunto, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, e irá recolher os resultados de um questionário aplicado a uma amostra de italianos e descendentes de italianos.
Entre as suas finalidades estão: realizar investigações sobre como a língua, a cultura e os valores italianos estão difundidos e enraizados no mundo; desenvolver modelos teóricos e metodológicos para a análise dos valores que definem pertencimento, identidade e raízes italianas, também em relação a outras culturas; cuidar da documentação relativa aos estudos e experiências sobre o assunto; criar bancos de dados; realizar atividades de treinamento e ferramentas operacionais voltadas para aqueles na Itália e em todo o mundo que trabalham no assunto.
Os estudiosos que atualmente compõem o Observatório são Giuseppe Sommario (Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão), Marina Gabrieli (Raiz Italiana), Riccardo Giumelli (Universidade de Verona), Delfina Licata (Fundação Migrantes).
AsSud
A AsSud tem como propósito valorizar as tradições demo-etno-antropológicas locais que, em resultado de fenômenos migratórios, sofrem perdas e dilacerações. A missão da entidade é promover oportunidades de encontro, compartilhar entre italianos e emigrantes, culturas, tradições e territórios, passado e presente, a fim de sanar fraturas culturais e "sentimentais" sofridas pela Itália, repleta de borgos cada vez mais desabitadas, especialmente no Sul.
Saiba mais clicando nos links abaixo:
http://festivaldellespartenze.it/
https://www.facebook.com/festivalspartenze
Notícias Relacionadas
-
Livro sobre Zélia Gattai e a imigração italiana é lançado em Roma
03 Dec 2024 -
IA revela detalhes sobre pintura de Raffaello
19 Nov 2024 -
La fontana del Gigante
29 Oct 2024 -
Ciclo de webinars de atualização para professores de italiano
28 Jul 2024 -
Mostra reúne obras de artistas italianos e ítalo-brasileiros
17 Jun 2024