UIL

EAV do Parque Lage, no Rio, promove debate sobre o Renascimento

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Cultura, realiza, nesta quarta-feira (14/10), às 19h, o debate “O Projeto do Renascimento”. A mesa abordará a revolução cultural ocorrida a partir da Itália nos séculos XV e XVI.

Com mediação de Glória Ferreira, que dirige a Coleção Arte+, e participação da autora Elisa Byington e do crítico e historiador Guilherme Bueno, o evento visa discutir as questões implicadas no projeto do Renascimento, seu legado e a problematização na atualidade.

O livro “O Projeto do Renascimento”, de Elisa Byington, lançado em julho deste ano, serve de base para a discussão sobre essa época que é objeto de interesse tanto pela beleza quanto pela importância intelectual.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – RJ. Mais informações: (21) 3257-1810 e www.parquelage.org.br

Elisa Byington

Formada em sociologia na PUC-RJ e em história da arte na Universidade de Roma – La Sapienza, onde se dedicou ao estudo da obra de Giorgio Varsari, primeiro historiador do Renascimento italiano. Autora dos livros Galleria Borghese – Os tesouros do Cardeal (2000), Palazzo Pamphilij (2001) e O Projeto do Renascimento (2009), colabora periodicamente com ensaios e artigos sobre arte clássica e contemporânea em revistas especializadas. Mora na Itália desde 2006.

Glória Ferreira

Critica de arte e curadora. Doutora em História da Arte pela Sorbonne. Professora da EBA/UFRJ (1996-2007). Entre suas curadorias destacam-se, “Arte como questão” (Tomie Ohtake, 2007) e “Hélio Oiticica e a cena americana” (CAHO, 1998). Publicou inúmeros artigos em revistas e catálogos, organizou a coletânea Crítica de Arte no Brasi-Temáticas Contemporâneas (Funarte, 2006), foi co-organizadora de Clement Greenberg e o debate crítico (Jorge Zahar, 1997), e Escritos de artistas anos 60/70 (Jorge Zahar, 2006). Co-editora da revista Arte & Ensaios (1997 – 2006).

Guilherme Bueno

Crítico de arte e curador. Doutor em História da Arte pela EBA/UFRJ e professor da EAV Parque Lage. Atual diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e editor da revista Das Artes. Além de diversos artigos, publicou Mapa do agora: a recente arte brasileira na coleção João Sattamini/ MAC – Niterói (Jorge Zahar, 2004) e A teoria como projeto (Jorge Zahar, 2008).

Serviço

Debate “O Projeto do Renascimento”

Quarta-feira (14/10), às 19h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – RJ

Entrada franca