UIL

Festival de Bolinhos de Pão Knödelfest

A cultura italiana e alemã em Castelrotto, na Itália, no Sul do Tirol: Conheça!

Se você for visitar Bolzano neste período do ano, vale a pena conhecer o Festival de Bolinhos de Pão “Knödelfest”. O evento acontece anualmente, entre os meses de julho e agosto, na pequenina cidade de Castelrotto (Kastelruth, no idioma alemão), no Sul do Tirol, a 27 quilômetros de Bolzano.

A atração da festa são os Canederli, prato típico não só no norte da Itália, mas também encontrado em toda a Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Este prato típico do Trentino tem origens pobres. De fato, os Canederli são bolas de pão preparadas com uma base de pão dormido, ovos e leite, com a adição de queijos e defumados. Ou seja, ingredientes que não custavam muito e estavam ao alcance dos camponeses.

Assista ao vídeo no Youtube:
O Festival de Bolinhos de Pão “Knödelfest”, em Castelrotto, Sul do Tirol, no norte da Itália

Cubos de pão, batatas bem raladas, ovos, sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada, um pouco de leite, manjerona e muitas ervas frescas compõem a receita básica dos clássicos bolinhos tiroleses, que se manteve praticamente inalterada durante séculos. Entre os ingredientes, estão também o bacon (speak) para os tradicionais bolinhos Speckknödel e o queijo para os bolinhos Fastenknödel. Quase não há limites para as inúmeras variações de sabores, como bolinhos de cogumelos e espinafres. Além disso, há também os bolinhos doces, feitos com damasco, ameixa e uma massa com fermento (Germknödel), que são bastante populares. Claro que tão importante quanto os ingredientes é a “mão” certa na hora de moldá-los, para que os bolinhos fiquem bem bonitos, redondos e fofinhos. 

A diversidade nos sabores dos Canederli tem suas raízes na origem dos bolinhos, pois na fazenda, onde eram preparados no passado, utilizava-se como ingredientes o que havia disponível.

O Festival de Bolinhos de Pão “Knödelfest” é realizado, anualmente, na praça central de Castelrotto (Piazza Krausen – Krausenplatz), na parte da tarde, e conta com atrações musicais – grupos de música folclórica típica da região.

A bela Castelrotto pertence à Província de Bolzano, na região do Trentino-Alto Adige, e está posicionada nos Alpes Suisi, a uma altitude de 1.100 metros. Com cerca de 6 mil habitantes e ótimo padrão de vida, 80,94% da população local fala alemão como primeira língua – segundo censo realizado em 2011. 

Receita de Canederli com speck*

- 150g de pão amanhecido cortado em cubos
- 80g de speck cortado em cubinhos
- 40g de cebola picada
- 100ml de leite
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de cebolinha picada fininha
- 1 colher de salsinha picada fininha
- sal à gosto

*Caso não encontre speck, você pode utilizar bacon ou outro defumado de sua preferência.

Modo de preparar

Refogue a cebola na manteiga.
Quando estiver bem dourada, retire-a do fogo e misture-a aos cubos de pão. Adicione os cubinhos de speck e a farinha de trigo. Misture tudo até ficar homogêneo.
Em outro recipiente, bata os ovos. Adicione então o leite, a salsinha e o sal.
Una as duas misturas e mexa delicadamente. Deixe descansar por 15 minutos.
Forme, então, bolas de cerca 5 cm de diâmetro. Se o bolinho ficar muito mole, adicione um pouco de farinha de rosca (evite adicionar mais farinha de trigo).
Coloque água para ferver em uma panela grande. Quando estiver fervendo, adicione sal e cozinhe as bolas por 15 a 20 minutos em fogo baixo.
Escorra os Canederli.  Por fim, adicione a cebolinha e sirva-os com caldo de carne ou então com um pouco de manteiga derretida e queijo ralado.

Informações: Posto de Turismo de Castelrotto – Tel. +39 0471 706333info@kastelruth.com