UIL

Museu Nacional do Risorgimento tem visitação online

O Museu Nacional do Risorgimento, em Torino, é considerado um dos museu históricos mais importantes da Itália. O acervo é dedicado ao período histórico do Risorgimento, a unificação política da Itália, que aconteceu no século XIX.

Acesse aqui e conheça as exposições online

O Museu Nacional do Risorgimento Italiano em Torino foi fundado em 1878. É singularmente nacional pela importância e riqueza de suas coleções. Está localizado no coração de Turim, no Palazzo Carignano e é patrimônio oficial da UNESCO, desde 1997. O edifício do Palácio abriga a sede original da Câmara dos Deputados do Parlamento Subalpino, datada de 1848. Hoje é um moderno Museu Multimídia que oferece aos seus visitantes uma experiência única. 

Em um passeio que envolve 30 salas, os visitantes são guiados pelos fatos e personalidades do ‘Risorgimento’, da Unificação da Itália e do nascimento das nações europeias. Das Grandes Revoluções de 1700 até o início da Primeira Guerra Mundial, lado a lado com os aspectos políticos e militares mais tradicionais, o passeio mistura histórias sobre sociedade, cultura, arte, técnica e mentalidade.

Garibaldi a Cavalo, numa das salas, em exposição no museu

As coleções

O patrimônio substancial, parcialmente exposto na visita ao museu e parcialmente reavaliado nas exposições temporárias, encontra-se em grande parte na vitrine iconográfica. Entre os diversos tipos de material, cujo núcleo principal abrange os séculos XVIII e XIX, encontram-se alguns exemplares seiscentistas e outros que se estendem até ao século XX. Estas incluem, em particular, as coleções de gravuras iconográficas, mapas e postais, bem como as coleções de fotografias e cartazes históricos.

Uma importante Biblioteca é anexada ao próprio museu, especializada na história do período do ‘Risorgimento’. Parte desta herança é “A Enciclopédia ou Dicionário Racional de Ciências, Artes e Ofícios” compilado sob a direção de Denis Diderot e Jean Baptiste le Rond d'Alembert e impresso em Livorno, entre 1770 e 1778. Esta biblioteca é particularmente interessante porque contém alguns dos mais importantes periódicos publicados no século XIX.

O Arquivo Histórico do Museu representa um conjunto documental de extraordinária riqueza e interesse. O corpo principal é datado entre os séculos XVIII e XIX e inclui documentos que datam dos séculos XIII a XV e vão até à Segunda Guerra Mundial e à resistência. Ladeado por autênticas coleções de arquivo relativas a homens e mulheres, políticos, soldados, patriotas, famílias e instituições, guardam-se documentos que evidenciam o gosto pelas coleções daquela época.