UIL

Como evitar golpes ao alugar um imóvel de férias na Itália

Em colaboração com a Airbnb, a Polícia Postal italiana, que atua na prevenção e no combate de crimes cibernéticos, desenvolveu um manual com orientações sobre como evitar fraudes ao alugar um imóvel de férias na Itália.

Conforme relatório de 2023, as tentativas de golpes online na Itália tiveram um aumento de 6%, em comparação a 2022. Somente no ano passado, foram registrados mais de 16 mil processos, incluindo os relacionados com reservas de casas de férias, reservas e bilhetes de viagem.

Precisamente por esta razão, a plataforma de reservas de viagens online Airbnb Italia  elaborou um guia de oito pontos a seguir para evitar fraudes:

- Verifique o endereço web para verificar se você está reservando na plataforma oficial. A melhor solução é ir diretamente ao aplicativo do Airbnb ou ao site oficial.

- Não clique em links desconhecidos. Se você não tem certeza de onde vem uma mensagem, é melhor não interagir e em hipótese alguma clicar em links desconhecidos.

- Não pague por transferência bancária, mas utilize sempre um cartão de crédito que oferece maior proteção.

- Desconfie de ofertas muito convenientes ou de solicitações de depósito. Se uma oferta for boa demais para ser verdade, o mais provável é que não seja.

- Reserve, pague e comunique apenas diretamente na plataforma Airbnb. Não se deixe persuadir a tratar de forma privada porque não pode tirar partido das garantias fornecidas pela Airbnb.

- Leia sempre as avaliações de outros hóspedes para ter certeza da casa que deseja alugar e faça ao anfitrião as perguntas apropriadas antes de bloquear as datas.

- Entre em contato com o anfitrião antes da partida para combinar a chegada. Em caso de não resposta, é sempre melhor entrar em contato com o atendimento ao cliente.