UIL

Dolomitas de Brenta (Dolomiti di Brenta), Itália

 As Dolomitas de Brenta são um maciço montanhoso que se encontra na região de Trentino-Alto Adige da Itália. Com cerca de 40 km de comprimento e 12 km de largura, são delimitadas pelo Val di Sole, o Valle di Non, o Lago Molveno e a cadeia de montanhas Paganella. No sul, pelo Valli Giudicarie e no oeste pelo Val Rendena.

As Dolomitas de Brenta são consideradas as montanhas mais bonitas do mundo e foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2009.

O principal mineral que constitui a cadeia de montanhas Dolomiti é a “dolomita”, tipo de rocha que se formou há 250 milhões de anos através do acúmulo de conchas, corais, algas calcárias, período em que a região era submersa na água. As rochas dolomíticas mudam com o tempo, devido à ação dos agentes atmosféricos, do sol, do vento, até mesmo da quantidade de luz, mudando de aparência, forma e estrutura, em diferentes épocas do ano. De seus picos você pode desfrutar de vistas encantadoras tanto no verão quanto no inverno.

Parque Natural Adamello Brenta

As Dolomitas de Brenta estão localizadas no Parque Natural Adamello Brenta e incluem oito picos com mais de 3000 m de altura. Vários outros picos têm mais de 2.800 m de altura. Na história do alpinismo, as Dolomitas de Brenta tiveram um papel importante a desempenhar. Uma característica dessa área também é um grande número de rotas de corda fixa em vários graus de dificuldade. A via ferrata mais famosa e popular é a "Via della Bocchette".

Saiba mais aqui

http://www.dolomitidibrentain.it/

https://www.pnab.it/