Biodiesel de Dourados atrai investidores italianos
Nesta semana, uma das indústrias de biocombustíveis de Dourados, a Biocar, deve receber a visita de investidores internacionais da Aqua Group S.A. Holding, de Milão, Itália. O proprietário da Biocar, José Silva Carreiro, conta que Gian Carlo Luca vem da Itália para conhecer o trabalho da Biocar com interesse de investir pesado em Dourados.
Além disso, as pesquisas estão em estágio avançado para a produção de combustível a partir de plantas oleaginosas, como girassol e soja, ou também com óleo de fritura. De acordo com o proprietário, todos os testes foram bem sucedidos.
As novidades positivas não param por aí. A agência do Banco do Brasil da Marcelino Pires, através do gerente GeraldoSalgado Ferreira,acaba de aprovar recursos para a Biocar provenientes do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), comemora José Carreiro.
Esses investimentos na iniciativa privada vão afetar diretamente a agricultura familiar. O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, afirmou que o sucesso da Biocar vai gerar dezenas de empregos e alavancar a produção dos pequenos e médios agricultores.
Diferente do que geralmente acontece com a cana de açúcar que arrenda áreas de grandes propriedades, os combustíveis a partir de oleaginosas diversificam a produção e no caso da Biocar, garantem a compra da produção dos pequenos agricultores.
José Carreiro exemplifica essa situação contando que em uma parceria com agricultores do assentado Itamarati, por exemplo, onde estão aproximadamente mil famílias com 2 alqueires cada, a produção será firmada em toda a área e as mil famílias terão contrato com garantia de compra, transporte e assistência técnica. Vamos alavancar a agricultura familiar da grande Dourados, disse o empresário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ilton Ribeiro, destaca que a Biocar tem o perfil de indústria que Dourados quer abrigar, porque valoriza o desenvolvimento sustentável, onde o meio ambiente e a área social não são esquecidos frente aos rendimentos econômicos.
A Biocar será a primeira usina de biodíesel do Mato Grosso do Sul. A Usina está localizada no Distrito Industrial e começa a operar em breve, ainda em fase experimental. A área foi cedida pela Prefeitura e teve apoio do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento. (Prefeitura de Dourados)
Notícias Relacionadas
-
Trentino Alto Adige é a região mais cara da Itália
29 Oct 2024 -
Supermercados, onde as compras custam menos na Itália
13 Sep 2024 -
Crise imobiliária: Aluguel de curta duração, em risco na Itália?
08 Jul 2024 -
Câmara italiana do PR lança Spazio Italocam Latam
26 Jun 2024 -
Câmara Italiana de SC realiza webinar sobre cidades inteligentes
24 Jun 2024