UIL

Campanha sobre excelência do tomate italiano é lançada em BH 

Evento promovido pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais apresentou números de mercado e peculiaridades sobre o produto.

O Consórcio

A Organização Interprofissional de Tomate para Transformação, da região centro-sul da Itália, organização sem fins lucrativos, reconhecida e supervisionada pelo Ministério das políticas agrícolas alimentares e florestais da Itália (MiPAAF), compõe o consórcio OI Pomodoro, que é um dos maiores desenvolvedores italianos na produção de conservas de tomate comercializados na Itália e no exterior. 

A entidade reúne os sujeitos econômicos da cadeia produtiva do tomate produzido e processado no centro-sul da Itália, representando 48 empresas do setor, seis Organizações de Representação Agrícola e Industrial e 24 Organizações de Produtores de 12 regiões do  centro-sul da Itália: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Lazio, Marche, Molise, Puglia, Toscana, Sardegna, Sicilia e Umbria.

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais (missão, projetos, parcerias)

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais tem por missão promover as relações bilaterais entre o Brasil – e mais especificamente entre o estado de Minas Gerais – e a Itália, especialmente aquelas que geram negócios, investimentos e desenvolvimento para ambas as partes.
 
Entre os projetos coordenados pela Câmara Italiana MG estão os projetos do setor agroalimentar italiano, que visa promover o “Made in Italy” que, segundo relatórios do governo italiano, é considerada uma das marcas mais valiosas do mundo.

O Projeto

Para promover o consumo destes produtos, especialmente os italianos no Brasil, foi lançada a campanha Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade – uma iniciativa do consórcio Oi Pomodoro Centro Sud, financiada pela União Europeia e com coordenação das Câmaras de Comércio Italianas no Brasil. Em solo mineiro o projeto está sob a gestão da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais.

A campanha faz parte  do  programa “Enjoy it’s from Europe”, apoiado e financiado pela União Europeia e que tem o objetivo de destacar a tradição agrícola europeia, beneficiada pelas condições de clima e solo formidáveis e pelos rigorosos protocolos de segurança alimentar exigidos dos produtores na União Europeia, além de dar maior visibilidade e estimular a importação e o consumo de produtos agrícolas europeus de qualidade superior em países como o Brasil. 

O mercado (global e brasileiro)

Se durante os anos 90 era muito difícil para o consumidor brasileiro ter acesso a produtos desta qualidade, atualmente a realidade é outra. Utilizar ingredientes de excelência como os tomates europeus se tornou uma possibilidade que exige menos esforço, uma vez que eles estão nas prateleiras dos supermercados e empórios das principais cidades brasileiras, na forma de molhos e conservas, como um produto agroalimentar de alto nível e com valor mais acessível.

No seminário de lançamento do projeto "Meu Tomatì" a secretária geral, Ana Corrêa, apresentou o retrato da cadeia do tomate na Itália. Em 2022, a Itália, terceira produtora mundial, produziu 5,5 milhões de toneladas de tomates, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, sendo responsável por 56,5% da produção europeia e por 14,8% da mundial.

Na safra de 2022, foram processadas no mundo 37,7 milhões de toneladas de tomate e a indústria italiana de tomate é a principal produtora de derivados voltados diretamente para o consumidor final.

A campanha "Meu Tomatì" chega ao Brasil, em um momento que a demanda por estes produtos se encontra aquecida. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC, em 2020 o Brasil importou, em tomates preparados ou conservados italianos, 21,4 mil toneladas ou US$ 18 milhões. Em 2021 houve uma ligeira queda na quantidade importada, que chegou a 20,6 mil toneladas, mas em termos de valor, superou os U$ 19 milhões.  E, mantendo a tendência de crescimento do setor, até o mês de maio de 2023, o Brasil já havia importado 12,8 mil toneladas, alcançando o valor de U$ 16 milhões.

Evento de lançamento

Belo Horizonte recebeu na quarta-feira (16/08), o lançamento da campanha nacional Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade, cujo objetivo é promover no Brasil o tomate em conserva, 100% europeu e com a qualidade espetacular típica dos produtos agroalimentares italianos. 

O evento, organizado pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, aconteceu no Est! Est!! Est!!!, onde empresários, representantes do sistema Itália e da imprensa, influenciadores digitais e profissionais da gastronomia foram recebidos pelo presidente da Câmara Italiana em Minas Gerais, Valentino Rizzioli e pela secretária geral, Ana Corrêa

O evento foi dividido em duas partes, a primeira em formato de seminário, com apresentação das entidades envolvidas, o projeto, números do mercado, e aspectos gerais dos processos produtivos e dos produtos. Durante sua apresentação, Ana Corrêa discorreu sobre o trabalho da entidade e sobre o projeto "Meu Tomatì", reforçando que “o objetivo  maior é proporcionar aos brasileiros acesso a mais produtos europeus de excelência, com destaque para os italianos“. Na segunda etapa, o público pode degustar os produtos em pratos especialmente criados pelo chef Simone Biondi para a ocasião.

O presidente do consórcio Oi Pomodoro Centro Sud, Guglielmo Vaccaro, destacou os objetivos do projeto e a qualidade dos produtos, em sua participação exibida em vídeo. 

O início da campanha "Meu Tomatì" no Brasil ocorre simultaneamente ao início da colheita do fruto no verão europeu. É nesta estação que os tomates estão vermelhos, vistosos, frescos e saudáveis. Dos campos italianos, os frutos colhidos são transferidos aos estabelecimentos mais próximos para serem trabalhados. Preparam-se molhos frescos e conservas com tomates inteiros ou em pedaços, processo que viabiliza disponibilizar os produtos aos consumidores durante todo o ano.

Ações promocionais do projeto

A campanha batizada como “Meu Tomatì” realizará, até o final do ano, outras ações para divulgar o tomate italiano pelati ou em polpa. Além de encontros com a Imprensa, serão realizados cinco seminários destinados aos trades do setor de importação. 

Para o público consumidor, no mês de outubro, a campanha "Meu Tomatì" promoverá uma semana com cardápios especiais em restaurantes da capital mineira, com o tomate como protagonista, e promoções em pontos de venda de supermercados e empórios.

Além da cidade de Belo Horizonte também ocorrerão ações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis, que serão coordenadas pelas respectivas Câmaras de Comércio Italianas locais.

Menu

Na segunda parte do evento, para comprovar a excelência do tomate italiano em conserva, os convidados puderam degustar um menu completo elaborado com os produtos da OI Pomodoro, pelo chef italiano Simone Biondi, do Restaurante Est!Est!! Est!!, estabelecimento certificado com o selo Ospitalità Italiana, que identifica e reconhece estabelecimentos no exterior, que atendam ao mesmo rigor e qualidade dos produtos e serviços que se encontram na Itália.

Foram servidos dois antipastos: Strangolapreti al forno (almôndegas de pão e espinafre, gratinados ao forno com molho de tomate e parmigiano reggiano) e Supplì al Telefono (bolinhos de risotto ao molho de tomate recheados com mozzarella). Em seguida os convidados puderam escolher entre três opções de pratos: Nhoque de batata ao molho de tomate, Rigatoni alla Norma (massa rigatoni ao molho de tomate, ricota e beringela frita) e Ravióli de ricota com molho de tomate.  Para finalizar, o chef surpreendeu os convidados com uma proposta inusitada, releitura da tradicional sobremesa italiana com inspiração nos sabores de Minas Gerais: Pannacota de parmesão finalizada com compota de tomate.

Curiosidades

O Tomate

Considerado um dos frutos mais antigos da humanidade, existem milhares de variedades de tomates catalogadas em todo o mundo, cada uma com suas características únicas de cor, tamanho, sabor e uso culinário. A diversidade genética dos tomates é impressionante e tem sido explorada por agricultores, cientistas e entusiastas da jardinagem ao longo dos anos. Algumas estimativas sugerem que existem mais de 10.000 variedades diferentes de tomates em todo o mundo. 

As características do fruto podem variar em termos de cor (vermelho, rosa, amarelo, laranja, verde, roxo, preto), forma (redondo, oval, alongado), tamanho (desde pequenos, tipo cereja, até grandes tomates carnudos), textura da pele, sabor e uso culinário. 

O consumo do tomate traz uma série de benefícios para a saúde devido a seus nutrientes e compostos bioativos, sendo um importante ingrediente para compor uma dieta equilibrada. Entre os principais benefícios conhecidos, pode-se dizer que os tomates são uma excelente fonte de antioxidantes, como o licopeno, associado à redução do risco de doenças crônicas, incluindo certos tipos de câncer, como o câncer de próstata, e doenças cardiovasculares. O licopeno tem sido relacionado à redução do colesterol LDL, também conhecido como "mau" colesterol, e à proteção contra danos nos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para a saúde do coração.

Já o beta-caroteno e a vitamina A são benéficos para a saúde dos olhos e podem prevenir degeneração relacionada à idade. O produto ainda figura como protagonista para a manutenção da saúde humana, pois seu teor de vitamina K contribui para a densidade mineral óssea, a fibra dietética ajuda a promover a digestão saudável e a regularidade intestinal, além de ser um coadjuvante no controle de peso, pois trata-se de um alimento baixo em calorias e ricos em fibras, contribuindo para manter a saciedade.

Alguns estudos também sugerem que os tomates podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, beneficiando pessoas com diabetes, e suas concentrações de vitamina C atuam na saúde do sistema imunológico. O alimento contribui ainda para manter uma pele saudável, protegendo contra danos causados pelo sol e envelhecimento precoce.

Os Tomates Italianos (qualidade, terroir, regulamentação e certificação)

Originário das regiões da América Central e do Sul, os tomates foram cultivados e domesticados por povos indígenas muito antes de serem levados para outras partes do mundo. Introduzidos na Europa após a exploração das Américas pelos europeus, foi na Itália que o tomate atingiu toda a sua majestade. Plenamente adaptados ao terroir europeu e resultado do cultivo cuidadoso e regulamentado, os tomates italianos são altamente valorizados por suas características distintas e sabor autêntico. Os frutos são famosos pelo sabor adocicado, ligeiramente ácido e complexo, suculência e com perfume muitas vezes descrito como rico e frutado. Além dessas, outras características que imprimem identidade e qualidade aos tomates italianos são: a forma e tamanho, geralmente mais alongados em formato oval; a casca mais fina, o que lhes concede textura delicada e sabor suave; polpa densa e poucas sementes, tornando-os ideais para molhos, uma vez que a polpa cozida resultante é mais consistente, apresentando menor teor de água. 

Como ressalta o chef Simone Biandi, do restaurante Est! Est!! Est!!!, que é referência em gastronomia italiana na capital mineira, “em comparação com outros tipos de tomates, os italianos tendem a ter uma acidez mais baixa, o que os torna especialmente atraentes para a culinária italiana, que possui uma base simples e onde os sabores equilibrados são valorizados”.

Os tomates italianos de alta qualidade são cultivados sob condições específicas de solo e clima. O San Marzano, por exemplo, é cultivado nas encostas vulcânicas do Monte Vesúvio, o que é considerado uma das razões para suas características de sabor diferenciadas. Muitos tomates italianos de alta qualidade, incluindo o San Marzano, podem possuir a certificação Denominação de Origem Protegida (DOP), que garante a autenticidade e origem geográfica do produto. É importante observar que a qualidade dos tomates pode variar dependendo do local de cultivo, práticas agrícolas e outros fatores. Por isso, que para se garantir a qualidade dos autênticos tomates italianos, é importante verificar a origem e certificação do produto, pois não adianta apenas “importar” sementes e realizar o plantio aqui. O resultado não é o mesmo, pois as condições climáticas, o solo e a qualidade de água, que compõem o terroir europeu, são muito distintas

A presença do tomate na culinária Italiana e brasileira

A presença de ingredientes de alta qualidade certamente é um dos pilares que fazem da culinária italiana a mais famosa do mundo. O típico pomodoro italiano é altamente valorizado na cozinha italiana tradicional e frequentemente usado para fazer molhos, pizzas, pratos de massa, saladas e outras preparações culinárias. É impossível imaginar as famosas receitas de família das “nonnas” italianas sem esse elemento fundamental. 

A expansão do setor turístico, especialmente do turismo de luxo e enogastronômico, internacionalizou não apenas destinos, mas a cultura e a gastronomia estrangeira, da qual a Itália é líder absoluta, com uma variedade incrível de produtos gastronômicos de alta qualidade, destacando-se aqui os produtos da cadeira produtiva do tomate, entre os quais são muito apreciados a passata, o pelati, o sugo di pomodoro entre outros, permitindo uma criativa viagem de sabores, que transita do antepasto à sobremesa.

Com um mercado gastronômico pulsante nos últimos anos, o Brasil entra na rota da gastronomia, com importadores antenados aos produtos que se destacam em qualidade, sabor e excelência para atender aos paladares cada vez mais exigentes dos consumidores brasileiros, entre os quais estão os produtos derivados de tomate. E no quesito das tradições culinárias, Minas pode ser considerada a “Itália brasileira”, com uma diversidade inigualável, em território nacional, de uma culinária artesanal, com ingredientes cuidadosamente trabalhados e utilizados na preparação de pratos típicos e sofisticados, regionais e internacionais, abrindo um universo de possibilidades para os produtos de excelência europeia.