Entidades italianas conhecem a Mercopar 2008
Divulgação do evento pode abrir novos mercados para micro e pequenas empresas gaúchas e promover intercâmbio com empresas de Milão
O presidente do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) e do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) no Estado, Carlos Sperotto, encerrou na última semana a agenda de divulgação no exterior da 17ª edição da Mercopar Feira de Subcontratação e Inovação Industrial no exterior. Acompanhado pelo superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, e pelo superintendente do Senar/RS, Eduardo Delgado, Sperotto reuniu-se com entidades empresariais de Milão, na Itália, para apresentar o evento que será realizado entre 28 a 31 de outubro em Caxias do Sul, distante 125 quilômetros de Porto Alegre. A Mercopar é promovida pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG.
Nossas reuniões foram muito produtivas, inclusive abriram a possibilidade de promoção comercial, intercâmbio em design e tecnologia em outros setores entre o Estado e Milão, como o setor de semijóias, destaca o superintendente do Sebrae/RS. Segundo ele, outro ponto a favor desta aproximação e ampliação de negócios vem da colonização no Rio Grande do Sul. Os italianos possuem conhecimento e informações aprofundadas em relação ao empreendedorismo gaúcho, por conta da cultura compartilhada. Todos conhecem a Mercopar e a Serra Gaúcha, complementa.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Fiera Milano International, Sandro Bicocchi, que, em contrapartida, apresentou os eventos que administra e promove, em especial a Feira Macef (Salão Internacional da Casa - utilidades domésticas, presentes, jóias e bijoux). Os brasileiros estiveram também na Câmara de Comércio de Milão e na Promos entidade que promove as exportações de empresas da região italiana, sendo 400 mil de pequeno porte.
A série de reuniões terminou na Compagnia Delle Opere da Região Lombardia (cidades de Milão, Bergamo, Brescia, Monza e Varese), com a mais alta concentração de indústrias metalurgias da Itália. Ela congrega mais de 34 mil associados de multisetores e já opera em parceria com as demais entidades citadas, desenvolvendo um trabalho junto ao mercado gaúcho através de um representante.
O coordenador de Indústria do Sebrae/RS, Tiago Lemos, que acompanha a comitiva, destaca que a visita a Milão teve a finalidade de criar uma agenda contínua de trabalho. O Rio Grande do Sul está em uma condição estratégica para os italianos. Temos estrutura, porto e destaque na indústria de veículos pesados e agrícolas, além da condição de porta de entrada para o Mercosul, afirma.
Internacionalização
Na terça-feira (22), o presidente do Sistema Farsul e do Sebrae/RS, o superintendente do Sebrae/RS, o superintendente do Senar/RS e o diretor da Hannover Fairs Sulamerica, Constantino Bäumle, apresentaram a 17ª edição da Mercopar na Hannover Messe 2008, que termina nesta sexta-feira (25) no Centro de Feiras da cidade de Hannover, na Alemanha. No evento mundial, líder em tecnologia para a indústria, a comitiva se empenhou em internacionalizar cada vez mais a feira realizada em Caxias do Sul, atraindo principalmente empresários da Espanha, Itália e Portugal.
No ano passado, a Mercopar contou com expositores da África do Sul (duas empresas), da Argentina (20 empresas) e da Itália (três empresas). Para esta edição, os organizadores estão em tratativas para a presença de uma empresa de biogás alemã.
Notícias Relacionadas
-
Trentino Alto Adige é a região mais cara da Itália
29 Oct 2024 -
Supermercados, onde as compras custam menos na Itália
13 Sep 2024 -
Crise imobiliária: Aluguel de curta duração, em risco na Itália?
08 Jul 2024 -
Câmara italiana do PR lança Spazio Italocam Latam
26 Jun 2024 -
Câmara Italiana de SC realiza webinar sobre cidades inteligentes
24 Jun 2024