UIL

Gigante italiana vai construir iates de luxo em Santa Catarina

A gigante italiana Azimut-Benetti, fabricante das lanchas Atlantis e Azimut e dos iates Benetti, inicia em agosto a produção de lanchas no Brasil. O local é Itajaí, em Santa Catarina, em instalações de 10 000 m² e dentro de um futuro pólo náutico com 200 000 m² de área total. As primeiras lanchas made in Brazil serão as Azimut 43 e Azimut 58, ambas com flybridge e que deverão ir para a água no verão de 2011.  A confirmação oficial foi feita na última semana, em São Paulo, pelo presidente do grupo, Paolo Vitelli, que anunciou um empreendimento  de 80 milhões de euros

Líder mundial na fabricação de iates, o grupo Azimut-Benetti - conhecido dos brasileiros há 15 anos, devido à antiga parceria com o estaleiro paulista Intermarine - comercializa suas lanchas, por enquanto importadas, através da Yacht Brasil, empresa que tem 18 pontos de venda espalhados pelo país. A meta do estaleiro na planta de Santa Catarina é produzir 100 barcos, em seis modelos de 40 a 100 pés. Para isto o grupo italiano, capitaneado por Paolo Vitelli, pretende investir 80 milhões de euros, ao longo de cinco anos. Atualmente a Azimut-Benetti opera em 67 países e faturou 650 milhões de euros em 2009.

No primeiro ano de funcionamento, o estaleiro deve ficar focado na produção de seis unidades, já que a fábrica ainda estará em implantação. Além disso, desses primeiros barcos, praticamente apenas o casco será feito no Brasil, o restante virá de fora. A fábrica começará a operar com 50 funcionários, mas a pretensão é de chegar a mil para dar conta da produção para o mercado nacional e também para exportação, principalmente para a América do Sul.

Visite o site da empresa