UIL

Italianos projetam investimentos no litoral alagoano

Os seis representantes de empresas italianas do setor turístico-imobiliário que visitaram Alagoas, no início desta semana, em missão organizada pela Promos (Agência de Promoção da Câmara de Comércio de Milão/Itália), visitaram áreas que podem abrigar futuros investimentos e projetos na área do turismo. Após a rodada de negócios realizada no último domingo (28), uma das empresas participantes anunciou a construção de um resort de grande porte no litoral alagoano e outra quer implantar um projeto na praia do Francês.

Segundo a diretora da Promos no Brasil, Patrícia Orrico, os investidores italianos ficaram encantados com o estado e com a receptividade do governo de Alagoas e das entidades representativas do setor imobiliário.

O grupo de empresários, na companhia de construtores, agentes imobiliários e de incorporadoras e arquitetos, visitou, na segunda-feira (29), no encerramento da missão, localidades de interesse, entre as quais a região das lagoas, o bairro de Ipioca e o município de Maragogi.

Na avaliação de Patrícia Orrico, a missão cumpriu com o seu objetivo. “O grupo está muito empolgado com o potencial turístico de Alagoas. Certamente, boa parte destes investidores voltará ao Estado nos próximos meses para fechar negócio e iniciar seus projetos”, diz.

Workshop

A missão italiana teve início no sábado à noite com um coquetel para os visitantes, que foram recepcionados pelos secretários de Planejamento, Sergio Moreira, e de Turismo, Virgínio Loureiro; pelo assessor do governo para Relações Internacionais, Eduardo Magalhães, e por representantes de entidades da construção civil e do setor imobiliário.

A programação do domingo incluiu um wokshop, que apresentou aos empresários a legislação local no que diz respeito aos incentivos governamentais, meio ambiente e abertura de empresas. O superintendente de Investimentos da Secretaria de Turismo, Marcos Vital, traçou um cenário da estratégia do governo para o setor e dos investimentos previstos para o Estado. Representantes de bancos mostraram ao grupo as linhas de financiamento disponíveis. A rodada de negócios, que aconteceu no final da tarde, contou com a participação de 16 empresas locais, que ofertaram produtos e parcerias aos investidores.

A missão italiana foi uma iniciativa do governo do Estado junto à Promos e contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon), Sebrae e Associação do Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste (Adit Nordeste).