UIL

Italianos se impressionam com potencial do Mato Grosso do Sul

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, iniciou a visita oficial à Itália nesta segunda-feira (10), apresentando o Estado de Mato Grosso do Sul e as suas oportunidades de negócios para dirigentes da Unioncamere, entidade que congrega todas as câmaras de negócios do País, incluindo as áreas de comércio, indústria, artesanato e agricultura, incluindo o comércio exterior. A Unioncamere representa 50 mil empresas italianas e atua na regulação de mercado, fazendo a ligação entre a iniciativa privada e o poder público, inclusive a nível europeu.

 “Nós ficamos impressionados com as oportunidades de negócios que o Mato Grosso do Sul oferece, principalmente porque tem muitas terras, um projeto de infra-estrutura logística consistente e oferece total apoio ara os investidores”, avaliou Manoela Ribaudo, da Confederação do Comércio da Itália, depois de ouvir a palestra do governador André Puccinelli.

Falando em italiano, o governador ressaltou que o Estado tem tudo para ampliar sua capacidade de produção de alimentos e agroenergia, frisando que a industrialização dos alimentos é um campo vastíssimo a ser explorado.

Um dos atrativos do Estado é uma rede de projetos de infra-estrutura de transportes que barateia o custo do escoamento da produção para o mercado internacional. Fazem parte deste conjunto de obras as ferrovias Dourados-Paranaguá, Panorama-Porto Murtinho e o alcoolduto entre Campo Grande e Paranaguá.

Entre as oportunidades de negócios mencionadas pelo governador André Puccinelli está o plantio de florestas para abastecer o setor siderúrgico, de papel e celulose e de madeira industrializada; a exploração dos recursos minerais, a industrialização da carne e derivados e o turismo.

Fernando Ippoloti, secretário geral da Federação de Consórcios de Exportação (Confapi) ressaltou que as informações serão levadas a mais de mil empresas do setor que, certamente, vão incluir o Mato Grosso do Sul em seus planos de negócios.

Além da palestra, o governador distribuiu material de divulgação do Estado (em italiano e português), colocando os secretários Carlos Alberto Menezes (Planejamento) e Tereza Cristina Dias (Seprotur) em contato com seus correspondentes da Unioncamere para agendar novos contatos visando o estreitamento de relações e intercâmbio comercial.

 Missão comercial

O governador André Puccinelli fica na Itália até o dia 18, liderando uma missão comercial integrada pelo residente da Fiems, Sérgio Longem, presidente da Associações Comercial, Luiz Fernando Buainaim, Luiz Cláudio Fornari, superintendente do Sebrae, Roberto Cavalcanti Filho, Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool. Representam a Assembléia Legislativa a deputada Celina Jallad e o deputado Marcos Trad; pela Embrapa, participa Rafael de Oliveira Alves e mais um grupo de 12 empresários dos diversos setores da economia do Estado.

 Jantar com o presidente Lula

O governador André Puccinelli jantou na noite desta segunda-feira com o presidente Lula e com diversos ministros brasileiros que estão em Roma para o Seminário “Brasil-Itália: investimento, tecnologia e inovação”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O governador e a comitiva de Mato Grosso do Sul participaram de almoço oferecido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que está em Roma juntamente com uma centena de empresários brasileiros e, no período da tarde, compareceram ao Seminário Técnico “Informativo sobre o mercado italiano e europeu”, realizado no auditório central da Embaixada basileira, em Roma.