UIL

Europa enfrenta problemas de transporte por causa da neve

Da Escócia à Alemanha, passando por França, Espanha e Itália, uma grande parte da Europa foi afetada pela neve e o frio nesta quarta-feira. Vários países enfrentam longos congestionamentos e inúmeros problemas de trânsito, como congestionamentos e acidentes.

A neve caiu com força em Paris [capital francesa] durante a manhã [o fuso horário é de três horas a mais] dificultando a circulação, e o transporte aéreo está atrasado em quase uma hora e meia nos aeroportos de Orly e Roissy.

A Alemanha também acordou debaixo de neve, com exceção da Baviera e do oeste da Saxônia, e o trânsito nas estradas e no ar está perturbado. Ao norte, no litoral do Báltico e do mar do Norte, o vento formou montes de neve de até 1,5 m. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas em dezenas de acidentes.

A onda de frio também chegou à Espanha, atingindo o norte e o centro do país. A capital ficou coberta com uma espessa camada de neve de dez centímetros, que provocou 20 km de congestionamento nas estradas dos arredores da cidade.

Na Itália, o frio e a neve interditaram vários trechos da estrada que liga Roma a Milão, e da pista do aeroporto de Fiumicino, que acabou atrasando alguns vôos.

O granizo e o frio também impediram muitos peregrinos de chegarem à Praça de São Pedro para a audiência semanal do papa que, por ordem de seus médicos, não leu a mensagem da janela. João Paulo 2º cumpriu a tarefa utilizando a tecnologia de videoconferência.