UIL

Oriente Médio, Porta: Parar a guerra, defender o direito e reabrir uma perspectiva de paz para israelenses e palestinos

«O 7 de outubro de 2023 e tudo o que se seguiu não constituem apenas um capítulo de política externa. Interrogaram as nossas consciências, dividiram as praças, colocaram à prova as instituições internacionais e as próprias palavras com que falamos de guerra, direitos e justiça. Por isso, o Parlamento tem o dever de parar para refletir e não se limitar a reagir à emergência». Foi o que declarou o deputado Fabio Porta, intervindo hoje, na Sala de Imprensa da Câmara dos Deputados, na apresentação do volume de Matteo Luigi Napolitano “Sette ottobre. Il Medio Oriente in guerra nel XXI secolo”, publicado pela Studium Edizioni.

No encontro participaram, juntamente com o autor, Maria Grazia Melchionni, diretora da Rivista di Studi Politici Internazionali, Roberto Cetera, já correspondente do Osservatore Romano em Israel e Palestina, e Elisabetta Trenta, já ministra da Defesa.

«O livro de Napolitano – sublinhou Porta – não é um instant book e não se enquadra numa leitura “pró” ou “anti” alguém. É o trabalho rigoroso de um historiador que enfrenta uma tragédia ainda aberta, sobre a qual os arquivos permanecerão fechados por décadas e em relação à qual todo julgamento não pode deixar de ser provisório. Precisamente essa consciência, essa honestidade intelectual, representa um dos maiores méritos do volume».

Na sua intervenção, o deputado reiterou a condenação sem atenuantes do massacre perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023: «Trata-se de um crime contra a humanidade. O pensamento vai para as vítimas, para os reféns e para as suas famílias. Mas, como evidencia o volume, para compreender a tragédia em curso é preciso olhar também para as guerras que se sobrepõem naquela região: o longo e irresolvido conflito israelense-palestino e a contraposição que investe o processo de normalização iniciado pelos Acordos de Abraão».

«Ao mesmo tempo – prosseguiu Porta – não se pode ignorar o preço intolerável que a população civil de Gaza está a pagar: as vítimas, a fome, a destruição, a impossibilidade para a imprensa de relatar plenamente o que acontece no terreno. O direito à segurança de Israel não pode ser dissociado do respeito pelo direito internacional humanitário, da tutela dos civis e do reconhecimento dos direitos do povo palestino».

O deputado Porta recordou em particular o capítulo do volume dedicado à inteligência artificial aplicada à guerra: «Quando a seleção dos objetivos é confiada a algoritmos e o controlo humano corre o risco de se reduzir a poucos segundos, coloca-se uma questão decisiva para o direito humanitário e para o princípio da proporcionalidade. Não diz respeito apenas a Gaza: diz respeito ao futuro dos conflitos e interpela diretamente a Europa, que escolheu dotar-se de regras sobre a inteligência artificial».

O deputado evidenciou ainda a necessidade de uma iniciativa internacional mais incisiva: «As dificuldades da ONU e a incapacidade da Europa de expressar uma linha unitária, credível e eficaz não podem deixar a política indiferente. São necessárias mediação, responsabilidade diplomática, empenho para o cessar-fogo, para a libertação dos reféns, para a assistência humanitária e para uma reconstrução que seja acompanhada por um verdadeiro processo político».

«Como representante dos italianos no exterior, e em particular da América do Sul, conheço realidades nas quais comunidades de origem judaica e árabe, de fé cristã e muçulmana, vivem, trabalham e constroem juntos o seu futuro. Essa convivência não é uma utopia: existe e demonstra que o ódio não é um destino inevitável», concluiu Porta. «A Itália, pela sua história mediterrânica e pela sua tradição diplomática, pode e deve fazer mais: sustentar a mediação, a reconstrução e os direitos de ambos os povos, o direito de Israel a viver em segurança e o direito dos palestinianos a terem finalmente um Estado. Livros como o de Napolitano ajudam-nos a enfrentar esta responsabilidade com maior consciência».