UIL

Porta (PD) é eleito em comissão sobre mudanças demográficas na Itália

O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito na América do Sul, foi escolhido Secretário na nova Comissão da Câmara dos Deputados da Itália que irá tratar sobre as mudanças demográficas em curso na Itália.

A “Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os Efeitos Econômicos e Sociais da Atual Transição Demográfica” é composta por vinte deputados nomeados pelo Presidente da Casa, e procede com os mesmos poderes e as mesmas limitações da autoridade judiciária.

“Agradeço ao meu grupo parlamentar e aos colegas que me elegeram hoje como Secretário da Comissão da Câmara dos Deputados sobre os efeitos econômicos e sociais da recessão demográfica” – afirmou Fabio Porta, na primeira sessão da comissão, na terça-feira (11/02), quando foram escolhidos os seus membros - presidente, vice-presidente e dois secretários.

A Comissão tem a tarefa de investigar os fenômenos ligados às mudanças e perspectivas demográficas do país, em diferentes aspectos, tais como o despovoamento e o envelhecimento médio da população; a longevidade e seus efeitos econômicos e sociais; os fluxos migratórios; a mobilidade residencial da população, do mercado de trabalho, da taxa de emprego e desemprego, entre outros.

Segundo Fabio Porta, a comunidade de italianos no mundo também poderá dar uma contribuição importante e específica, como demonstra a presença dos deputados da circunscrição estrangeira na Comissão. “Juntamente com meus colegas do Partido Democrata, Ilenia Malavasi e Toni Ricciardi, daremos um forte impulso em termos de conteúdo político a um tema que consideramos estratégico para o futuro do país”, frisou o parlamentar.

A Comissão, no final dos seus trabalhos, apresentará um relatório à Câmara sobre os resultados de suas atividades e poderá formular observações e propostas sobre os efeitos, limites e possíveis adaptações na legislação em vigor, através da elaboração um documento de síntese sobre a situação demográfica do país.