Brasileiro vence, em Roma, concurso mundial de fotografias sobre deslizamentos
Professor da UFPR vence concurso mundial de fotografias sobre deslizamentos
O professor Renato Eugênio de Lima, coordenador do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da UFPR, recebeu na última sexta-feira (7) em Roma, na Itália, o prêmio de melhor fotografia sobre deslizamentos.
A premiação foi feita no encerramento do 2º Fórum Mundial de Deslizamentos (The Second World Landslide Forum).
O concurso teve participantes de diversas regiões do planeta.
Renato Lima fez a imagem vencedora em janeiro deste ano, a bordo de um helicóptero cedido pela Petrobras para auxiliar os trabalhos das equipes que atuaram no desastre em Teresópolis (RJ).
“Foi uma missão emergencial do Cenacid para auxiliar na avaliação de riscos imediatos no desastre que atingiu o Estado do Rio de Janeiro”, explica Lima.
Mais de 900 pessoas morreram nas 15 cidades atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio. Outras cerca de 30 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas.
Promovido pela Unesco, FAO e União Internacional das Ciências Geológicas, entre outras entidades de âmbito mundial, o concurso de fotografias busca conscientizar sobre os perigos e a necessidade de aprofundar estudos sobre deslizamentos.
Intitulada "Landslide attack", a foto do professor da UFPR ficará em exposição na sede da FAO em Roma e integrará uma publicação impressa de circulação mundial.
Sobre o Cenacid
Criado em 2000, o Cenacid tem entre seus objetivos proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergências. Participam do centro, que já realizou dezenas de missões em todo o mundo, cerca de 70 pesquisadores e especialistas em diversas áreas de conhecimento, da UFPR e de outras instituições brasileiras.
Em maio de 2009, o Cenacid recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o prêmio "Green Star", pela dedicação à prevenção, preparação e resposta a impactos ambientais provocados por desastres naturais ou pela intervenção humana.