Curiosidades sobre a pizza Made in Italy
Todos os dias, na Itália, cerca de 5 milhões são produzidas, totalizando um bilhão e meio por ano. Pizza, além de ser a palavra italiana mais conhecida no exterior, seguida de cappuccino, espaguete e café expresso, é o orgulho do Made in Italy, tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Mas como nasceu? Sempre foi assim?
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a comida mais amada do mundo:
1- Quem fez a primeira pizza? Para os egípcios, era a "pita". Eles foram os primeiros a descobrir o segredo da fermentação. E foi no Egito que o primeiro forno de verdade nasceu há 6 mil anos. Grandes comedores de pão sírio, mas também grandes bebedores de cerveja, eles estavam entre os primeiros a criar o par pizza/cerveja há 4.500 anos.
2- Como era no começo? Em Torre del Greco, na província de Nápoles, os sarracenos importavam as pizzas de espelta. A espelta foi então substituída por trigo e temperada com óleo e alho. O tomate chegou depois da descoberta da América, na verdade as primeiras pizzas vermelhas datam de 700.
3- O tipo de pizza mais antigo? Marinara é a mais antiga das pizzas vermelhas: tomate, alho, orégano, azeite extra virgem. Seu nome não se deve ao peixe, mas ao fato de ser o prato que os pescadores comiam quando voltavam ao porto.
4- Qual foi a primeira pizzaria? É a L'Antica Pizzeria Port'Alba, em Nápoles, fundada em 1738 para abastecer os camelôs que circulavam pela cidade, em 1830 foi a primeira a oferecer mesas e cadeiras para os clientes. Entre os frequentadores estavam o rei Fernando de Bourbon, Francesco Crispi, Benedetto Croce, Gabriele D'Annunzio e muitos outros.
5- A primeira Margherita? Corria o ano de 1830 e o pizzaiolo Raffaele Esposito com sua esposa Maria Giovanna Brandi preparou uma pizza em homenagem à Rainha Margherita que, de passagem por Nápoles, pediu explicitamente para comer uma. O pizzaiolo preparou três variações, uma com as três cores da bandeira italiana com mussarela, tomate e manjericão. Era a favorita da rainha, daí o nome.
6- As medidas da “Napolitana”? Assada em forno de lenha, nunca desenrolada com rolo, nunca mais grossa que um terço de centímetro no centro e preparada apenas com os melhores ingredientes italianos. A este respeito, a True Neapolitan Pizza Association elaborou regras que devem ser respeitadas por todos os membros.
7- A mais cara do mundo? Chama-se Luís XIII e custa 8.300 euros. É uma criação de Renato Viola, pizzaiolo da Agropoli. 20 cm de diâmetro, 72 horas de massa fermentada, coberta com mussarela de búfala, sal rosa australiano, caviar precioso, lagosta, camarão e champanhe.
8- Os maiores comedores de pizza? São os americanos que registram um consumo vertiginoso com mais de 13 quilos de pizza por pessoa ao ano, quase o dobro do consumido pelos italianos que estão em segundo lugar, com média de 7,6 quilos cada.
E a pizza romana?
Talvez nem todos saibam que a pizza romana tem origens muito recentes, nasceu depois da guerra, em Roma, 200 anos após a estreia da “rainha” napolitana. A característica é a massa muito fina, para a qual são utilizadas diferentes farinhas que requerem alta adição de água. A estrutura do seu miolo, denominado alveolação, é o símbolo de uma massa leve e de fácil digestão, requerendo de um mínimo de 24 a um máximo de 100 horas de levedura. É enrolada com rolo e os condimentos que o caracterizam são tomate e mussarela fiordilatte, as variantes com anchovas, alcaparras e anchovas e a receita tradicional com pecorino, pimenta e manjericão. (Fonte: Corriere dello Sport)