Gnocco fritto, prato típico da Emilia Romagna
O nascimento do nhoque frito (gnocco fritto, em italiano) remonta a um período histórico anterior à queda do Império Romano Ocidental e está provavelmente ligado à chegada dos lombardos à Itália, em 568 d. C.
Perante a falta de fontes que atestem a presença deste prato na Emília Romagna durante o reinado dos romanos, foram precisamente as populações germânicas, com os seus costumes agroalimentares, que importaram para o país o principal ingrediente na preparação do nhoque frito: a banha.
A história deste prato da culinária italiana deve, portanto, as suas raízes às influências bárbaras na Emília, por volta do século VI, num período histórico em que as populações germânicas influenciaram a gastronomia emiliana. Até a década de 1960, o nhoque frito representava um dos alimentos básicos da população camponesa da região.
O nhoque frito é uma preparação tipicamente emiliana cujo nome varia de cidade para cidade. Em grande parte da província de Bolonha é chamado de "crescentina", nas províncias de Modena e Reggio Emilia é gnocco fritto, na província de Parma é chamado de "torta frita", em Piacenza "chisola" ou "chisulen" mesmo que o termo gnocco fritto também seja usado, e ainda em Emilia descemos para Ferrara onde encontramos "pinzino", um nhoque frito em formato circular, espetado na superfície com os dentes de um garfo.
A seguir, a receita de nhoque frito típico de Parma, conforme consta no livro de receitas regionais italianas de Anna Gosetti della Salda.
Ingredientes
500g de farinha branca
60g de banha
40g de levedura de cerveja (fermento biológico)
Óleo (banha) para fritar
Sal
Modo de preparar
Deite a farinha sobre a tábua de pastelaria, acrescente uma colher de chá de sal, a banha e o fermento de cerveja diluído num quarto de litro de água morna (ou leite). Trabalhe bem os ingredientes, em seguida embrulhe a massa em um guardanapo e deixe crescer em local aquecido por pelo menos uma hora. Em seguida, estenda a massa com um rolo, formando uma folha com cerca de 3 mm de espessura. Corte a massa em losangos e frite-os em óleo fervente ou banha. Quando estiverem dourados, escorra-os e coloque-os sobre papel absorvente. Sirva-os bem quentes.
Fonte da receita: Regione Emilia-Romagna
Veja aqui todas as receitas italianas em oriundi.net