UIL

Como preparar o clássico Tiramisu, a receita original

O Tiramisu é uma daquelas sobremesas que, em qualquer lugar do mundo, imediatamente faz você pensar na Itália . Só o nome já basta para lembrar da culinária italiana. Uma sobremesa com uma história controversa, foi comemorada pelo Eataly com o Dia Mundial do Tiramisu e tem até uma competição própria dedicada a ela, a Copa do Mundo de Tiramisu . Chefs confeiteiros do mundo todo estão constantemente desenvolvendo variações para atender também veganos e celíacos. Nicola Olivieri, da Pasticceria Olivieri 1882, ilustra, a seguir, sua receita do clássico Tiramisu.

Tiramisu Clássico: Um Pouco de História

Existem muitas teorias sobre as origens do Tiramisu. Alguns remontam sua invenção à época de Cosimo III de Médici, em Siena. Mas a receita mencionada, sem mascarpone e biscoitos champanhe, seria na verdade mais parecida com a da zuppa inglese. A hipótese mais aceita — apoiada por Clara e Gigi Padovani, em seu livro "Tiramisù – Storia, curiosità, interpretazioni del dolce italiano più amato" (Giunti) — é que ele nasceu em Pieris, na província de Gorizia, e depois foi aperfeiçoado em Tolmezzo (Udine).

Tiramisu Clássico: Os Ingredientes

Para preparar o Tiramisu clássico você precisa destes ingredientes: 6 ovos (cerca de 300 g), 150 g de açúcar, 820 g de mascarpone, 500 g de biscoitos champanhe ou pão de ló, chocolate amargo em pedaços, cacau em pó a gosto, café a gosto.

Tiramisu Clássico: o procedimento

Primeiro você precisa separar as claras das gemas. Em seguida, bata as gemas com metade do açúcar adicionado a fio: para um resultado mais espumoso, use uma batedeira elétrica. Depois que a mistura estiver bem batida, misture-a com o mascarpone previamente alisado e trabalhado. Depois de lavar bem a batedeira, bata a clara do ovo com o restante do açúcar até ficar firme. Adicione essa mistura aos poucos à outra massa previamente misturada de gemas, açúcar e mascarpone. Misture de baixo para cima, delicadamente, possivelmente com uma espátula. Espalhe os biscoitos champanhe ou o pão de ló em uma assadeira e molhe-os rapidamente no café. Espalhe um pouco do creme de mascarpone obtido sobre a camada sólida e nivele. Repita até ter pelo menos mais duas ou três camadas. Quando chegar à borda da assadeira, polvilhe com cacau em pó. Conservar na geladeira.

Tiramisu: a variação do chef

Nicola Olivieri revela alguns pequenos truques para tornar o clássico Tiramisu ainda mais delicioso. Basta adicionar algumas gotas de café ao creme de mascarpone, tomando cuidado para misturar bem. Além do cacau em pó, você pode enriquecer a decoração final com um pouco de chocolate amargo em pedacinhos.