UIL

Tortelli d'Erbetta

Os tortelli d'erbetta são um prato típico italiano da região da Emília Romagna, em particular das zonas de Parma e Reggio Emilia. 

O primeiro vestígio desta iguaria remonta à Idade Média, por volta do ano 1100, onde é possível que tenha nascido inspirada na necessidade de utilização de sobras de mesa, e durante o Renascimento foi enriquecida por especiarias como noz-moscada e pimenta. O nome deriva de “torta” (bolo, em italiano), tendo em vista que a preparação na época medieval incluía uma "casca" de massa.

Os tortelli feitos com vegetais (espinafre e/ou acelga) são especialmente típicos de Parma e estão associados à véspera de San Giovanni (São João), pois se diz que no século XIII, após conflitos sangrentos entre Cremona e Parma, os vitoriosos parmaenses organizaram um banquete em homenagem ao santo protetor da cidade, à base de tortelli para celebrar a vitória, precisamente em 24 de junho de 1210. Outra história conta que foi Benedetto Antelami, encarregado de concluir as obras do Batistério de Parma, quem preparou este prato para homenagear seus mestres construtores, em 1196.

Nas famílias de Reggio Emilia é tradicional preparar tortelli como primeiro prato da ceia de Natal.

Ingredientes:

600 gramas de ricota macia e fresca (alguns queijeiros na Itália preparavam o prato para a festa de San Giovani com um pouco de panna);
300 gramas de espinafre e/ou acelga;
1 ovo;
300 gramas de parmesão, noz-moscada, sal.

Para a massa:

1 kg de farinha,
4 ovos e água para amassar.

Preparação:

Ferva o espinafre, escorra, frite em um pouco de manteiga e pique-o grosseiramente; depois de esfriar, misture com a ricota, o ovo, o parmesão, a noz-moscada e o sal. 

Abra a massa e corte-a em tiras, arrume o recheio, que é colocado sobre tiras de massa dobradas para que fique no interior. Os tortelli, cortados em três lados com arruela dentada, são então cozidos em bastante água fervente com sal e, após 5 minutos, escorridos.

O prato Tortelli d’Erbetta deve ser servido temperado com manteiga derretida e coberto com bastante Parmigiano Reggiano ralado.

Fonte da receita: Castelli del Ducato

Veja aqui todas as receitas italianas em oriundi.net