Giovanni Solari, o senhor dos ventos, participa de Workshop no Brasil
Um dos três maiores especialistas em engenharia dos ventos, o professor genovês Giovanni Solari, presidente da International Association for Wind Engineering IAWE, participará, do III Workshop Internacional de Túneis de Vento, no IPT, em São Paulo, nos dias 25 e 26 próximos. Além de discutir as potencialidades energéticas do fenômeno, a presença de Solari também visa criar uma Associação Latino-americana da Engenharia do Vento.
Afinal, relevante fator a ser considerado na dispersão de poluentes, estabilidade, segurança e conforto em edificações, em aplicações agrícolas e aerodinâmica de aeronaves e carros, o vento tem crescido em importância e interesse também por conta do atual imperativo de se encontrar fontes de energia renováveis e, também, no controle da emissão de poluentes..
Os objetivos são divulgar os grupos e trabalhos realizados na área de Engenharia do Vento na América Latina, além de promover a integração entre os diversos grupos que atuam na área de Engenharia do Vento no continente. Para continuidade destes objetivos a associação latino-americana teria um papel fundamental, promovendo a cooperação regional entre pesquisadores científicos, engenheiros e outros profissionais para o avanço do conhecimento no amplo campo da engenharia do vento. Sua criação tem total apoio da International Association for Wind Engineering IAWE, presidida pelo italiano Giovanni Solari que também participará do Workshop.
O evento conta ainda com as presenças de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, do IMFIA (Instituto de Mecánica de los Fluidos y Ingeniería Ambiental Universidad de la República Uruguay), do LACLYFA (Laboratório de Capa Límite y Fluidodinámica Ambiental Universidad Nacional de La Plata Argentina), entre outros representantes de institutos e universidades nacionais.
Gilder Nader, pesquisador do IPT e um dos organizadores do evento, explica que a sociedade e as empresas em geral, ainda não conhecem todo o potencial dos grupos brasileiros que atuam na área de engenharia do vento. O Workshop constitui uma oportunidade para melhorar o acesso e divulgação desses grupos, promovendo a integração entre pesquisadores e empresas parceiras. "Os retornos para a sociedade são a maior segurança das construções, o conforto ambiental, a melhora no que se refere à questão de dispersão de poluentes, melhor desempenho aeronáutico e o aproveitamento da energia renovável vinda do vento", completa.
Notícias Relacionadas
-
UE: Economizar energia agora para não sofrer depois
12 Jul 2022 -
Empresa italiana inicia obras da maior usina solar do Brasil e da América Latina
13 Jul 2016 -
Energia: l'europa non aspetta
11 Aug 2008 -
Giovanni Solari, o senhor dos ventos, participa de Workshop no Brasil
20 Apr 2007 -
biodiesel nei bus di Roma
16 Mar 2007