UIL

Imigrantes e descendentes de italianos no Estado Novo

O livro e o documentário em DVD, "Mordaça Verde e Amarela: imigrantes e descendentes no Estado Novo", serão lançados no próximo dia 28, às 20h, no salão Paroquial de Arroio Grande, numa promoção das prefeituras gaúchas de Santa Maria e Silveira Martins. 

O livro foi organizado pela professora de História Cátia Dalmolin, e traz artigos dos professores Renè Gertz, Ângelo Christoffolli, Lenir Agostini, Maria Cristina Tonetto, Dilse Corteze e Mario Maestri. A apresentação da obra é do escritor e professor Vitor Biasoli. A obra apresenta, também, um capítulo dedicado à reprodução de jornais da década de 1940, depoimentos e um acervo fotográfico, além dos bastidores do documentário.

O livro e o DVD retratam como os italianos e ítalo-brasileiros, residentes no Rio Grande do Sul, nas décadas de 30 e 40, sentiram as manifestações da expansão política do governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo e na Segunda Guerra Mundial. O nome "Mordaça Verde e Amarela" faz referência a proibição da língua italiana, entre outras, e a política nacionalista vigente, na época, onde valorizava-se o que era do Brasil em contraponto ao estrangeiro.