Facebook

Clássicos da literatura italiana em workshop online

Em colaboração com o ator Nicola Siri, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro inaugura um novo ciclo de leituras dedicadas aos clássicos da literatura italiana. O objetivo é apresentar ao público brasileiro os monstros sagrados da cultura literária italiana, começando pelas novelas de Luigi Pirandello, autor que dará início ao ciclo. 

Os encontros, que terão início no dia 25 de maio (segunda-feira), irão abordar o contexto sociocultural da época, com a leitura de trechos das mais importantes obras literárias italianas.   Em 10 encontros de 50 minutos, o ator Nicola Siri conduzirá uma oficina de leitura, sobre algumas das mais divertidas e significativas novelas do dramaturgo, escritor e poeta siciliano. 

O workshop vai do dia 25/05/2020 até 27/07/2020.

As aulas acontecerão toda segunda-feira, às 19h, através da plataforma Zoom.

O ator ítalo-brasileiro conduzirá uma oficina de leitura sobre algumas das mais divertidas e significativas novelas do dramaturgo, escritor e poeta siciliano. Consagrado internacionalmente com o Nobel de Literatura de 1934, Pirandello foi o primeiro a escrever de forma irônica sobre a tragédia do homem moderno. A sua percepção, extremamente atenta em colher as misérias do ser humano através da lente do humorismo, se realiza em um estilo que é ao mesmo tempo paradoxal e hilário.

Durante o workshop, Nicola Siri lerá trechos de algumas novelas pirandelianas selecionadas, em português e em italiano, estimulando uma conversa sobre o autor e o contexto sociocultural da época.

A oficina que inaugura o ciclo será composta por 10 encontros, todas as segundas das 19h às 20h, de 25 de maio a 27 de julho, realizados através da plataforma online Zoom.

Como fazer a sua inscrição

Os interessados deverão inscrever-se pelo email centro.iicrio@esteri.it ou pelo Whatsapp através do número (21) 3534.4344. O preço da inscrição é R$ 100,00. 

Nicola Siri

O ator e comentarista italiano nasceu em Gênova, em 1968, de pai italiano e mãe brasileira. Participou de produções para a TV e para o cinema italianos, como Ormai é Fatta! (1999), Una Vita non Violenta (1999) e Emma sono Io (2002). Desembarcou no Brasil para um único trabalho e não parou mais. Participou de diversas novelas como Mulheres Apaixonadas, Os Ricos Também Choram (SBT), Belíssima (Globo), Vidas Opostas e Poder Paralelo (Record).

No cinema brasileiro, Nicola Siri também marcou presença em diversos filmes como Verdades & Mentiras Sobre o Sexo, de Euclydes Marinho, entre outros. Também fez parte do elenco do curta metragem 14 Bis, sobre a história de Santos Dumont. Atuou também no teatro em diversas peças entre elas Uma Última Cena para Llorca.