UIL

Intenso, complexo e, ao mesmo tempo, delicado: Dal Pizzol Pinot Noir 2006

Intenso, complexo e, ao mesmo tempo, delicado, o Dal Pizzol Pinot Noir 2006 chega ao mercado como o mais novo lançamento da Dal Pizzol Vinhos Finos. Numeradas, as 12 mil garrafas traduzem a dedicação da vinícola para sua mais nova criação. Neste mundo de sentidos, são muitos os aromas, sabores, nuances e amores que a Dal Pizzol compartilha com os apreciadores da bebida. Para cada vinho, uma nova conquista é estabelecida.

Depois do sucesso do Dal Pizzol Pinot Noir 2005, a vinícola retorna ao mercado com mais um lote especial deste vinho, agora da Safra 2006. De forma inédita, a venda das 12 mil garrafas no ano passado esgotou ainda no mês de dezembro, para surpresa e alegria da família Dal Pizzol. Segundo o enólogo, Dirceu Scottá, a qualidade do vinho foi o grande diferencial. “O novo Dal Pizzol Pinot Noir chega ao mercado com a mesma qualidade”, garante. Ele comenta que a Dal Pizzol durante seis meses (janeiro a junho) deixou de atender o mercado com este vinho mantendo a seriedade e ética que sempre acompanhou a empresa na elaboração de seus produtos. “O consumidor terá a sua disposição um vinho de excelente qualidade que aguardou todo este período para chegar ao mercado apresentando o melhor de sua personalidade”, destaca Scottá.

Varietal de casta nobre, o Dal Pizzol Pinot Noir 2006  proporciona um vinho de coloração vermelho rubi e tons violáceos. Com aroma intenso, opulento, delicado e elegante de frutos vermelhos bem maduros, groselhas, amoras pretas e vermelhas, o vinho apresenta paladar redondo, equilibrado, persistente, taninos maduros e agradáveis, características típicas do varietal que lhe dá frescura e persistência próprias de sua juventude. Harmoniza-se muito bem com massas com molhos diversos, pescados, escargot, assados, filés, defumados, carneiro, strogonoff, frango ao molho e queijos Camembert, Chedar, Colonial e Gorgonzola. A Dal Pizzol recomenda degustá-lo a temperatura de serviço entre 14ºC e 16ºC.

O Dal Pizzol Pinot Noir 2006 estará disponível a partir do dia 15 de julho por todo o Brasil em lojas, delicatessens, hotéis, bares e restaurantes. O valor médio do produto no mercado é de R$ 25,00 a garrafa. Informações através do site www.dalpizzol.com.br.

Elaboração

A colheita das uvas foi realizada nos primeiros dias do mês de fevereiro de 2006. Após refrigeradas foram desengaçadas e prensadas. Devido à baixa temperatura, o trabalho de fermentação iniciou lentamente, mantendo-se estável entre 25°C a 28°C durante 12 dias. Nesse período, em que o mosto esteve em maceração com o bagaço, ocorreram remontagens periódicas até ser descubado. Os vinhos resultantes apresentam-se estruturados com maior intensidade de aroma, cor e corpo.

Origem da Cepa

O berço da cepa Pinot Noir é a Borgonha, na França, onde é utilizada na elaboração de vinhos tintos que gozam de alto conceito internacional. Ainda na França ocupa lugar de destaque também na região de Champagne, originando, juntamente com a Chardonnay, os famosos vinhos espumantes da região. Por ser uma cultivar de maturação precoce, capaz de completar o ciclo em regiões mais setentrionais da Europa, é a principal uva tinta cultivada, especialmente na região de Baden. Está presente em todas as regiões vitícolas da Suíça e também é bastante difundida na Itália, principalmente nas regiões vitícolas do norte (Aosta, Asti, Bolzano, Trento, Verona, Pordenone e Trieste). No continente americano é cultivada nos Estados Unidos, Chile, Argentina e Uruguai. No Brasil, existem coleções ampelográficas a mais de 60 anos. Seu cultivo comercial, entretanto, só passou a ter expressão a partir do final da década de 1970, coincidindo com o incremento no plantio de viníferas finas no Rio Grande do Sul. A produção no Estado teve evolução lenta até 1984; cresceu mais significativamente a partir de 1985. Via de regra, em regiões de clima temperado, origina vinho tinto de alta qualidade, com bouquet agradável, acentuado e coloração em geral pouco intensa. É amplamente utilizada na elaboração de vinho tinto varietal e de espumante.

Dal Pizzol Vinhos Finos

Adega: Faria Lemos – Distrito de Bento Gonçalves

Escritório: Rua Dr. Casagrande, 418 - Cx. P. 520 - 95700-000 - Bento Gonçalves – RS

Reservas e informações – Tel.: (54) 3452.2055 - Fax: (54) 3452.2037

dalpizzol@dalpizzol.com.br - www.dalpizzol.com.br