UIL

Taxas universitárias na Itália 2022

A taxa universitária na Itália é um tributo aplicado segundo o princípio da contraprestação, ou seja, é paga a fim de usufruir o serviço universitário e não se trata de um imposto.

Ao optar por continuar os estudos na Itália, é necessário estar ciente de que a matrícula tem um custo que não pode ser ignorado. Uma das dificuldades que os estudantes podem encontrar é precisamente no pagamento das taxas universitárias, pois se não tiver cuidado corre-se o risco de encontrar um preço mais elevado devido a um atraso no pagamento por eventuais faltas ou atrasos.

No entanto, é importante lembrar que as taxas não são as mesmas para todas as universidades, elas variam de acordo com a instituição em que se está matriculado e se esta é uma universidade estadual ou privada. 

Os valores mudam de acordo com o ISEE (Indicatore della Situazione Economica Equivalente) do estudante, por isso é importante apresentá-lo a tempo, caso contrário o risco é o de ter que pagar o valor máximo esperado. Sendo um tema fundamental na vida de um estudante universitário, aqui está quanto custam e quando devem ser pagas.

Taxas universitárias: o que são e quais são os valores

A educação universitária na Itália tem um custo que nem sempre pode ser acessível a todos os alunos, especialmente se às taxas universitárias forem acrescidos os custos desembolsados com a frequência à universidade, como o aluguel de uma residência, o gasto com transporte público, além do  custo dos livros para estudar e fazer os exames.

A fim de fornecer um guia que ajude a compreender os custos universitários, é possível utilizar as principais faixas para o pagamento de taxas e os valores médios, calculados e informados pela Federconsumatori (Federazione Nazionale di Consumitori e Utenti).

Portanto, de acordo com da entidade, são cinco as faixas de pagamento, com base no nível da renda e nos valores médios nas universidades públicas:

• Faixa I com ISEE entre 0-6 mil euros, o valor médio é de 477 euros;
• Faixa II com ISEE entre 6-10 mil euros, o valor médio é de 525,23 euros;
• Faixa III com ISEE entre 10-20 mil euros, o valor médio é de 768,52 euros;
• Faixa IV com ISEE entre 20-30 mil euros, o valor médio é de 1197,69 euros;
• Faixa V com ISEE superior a 30 mil euros, o valor médio é de 2.265,32 euros.

Estes são os valores médios das taxas universitárias de uma universidade pública, os custos variam para as universidades na modalidade e-learning e para as privadas. Para universidades privadas, por exemplo, as taxas universitárias podem variar, também dependendo do curso em que você está se matriculando, e o preço das taxas pode ser de 2 a 10 mil euros por ano.

Quando são pagas as taxas universitárias na Itália?

O prazo para o pagamento das taxas universitárias é de vital importância se o estudante não quiser ter um aumento de custos devido ao atraso no pagamento, por isso é importante entender e lembrar quando as taxas universitárias devem ser pagas.

Também neste caso, uma resposta inequívoca e precisa não pode ser dada, pois cada instituição de ensino tem suas próprias regras, bem como para o cálculo e a data de pagamento das taxas universitárias. No entanto, você pode tentar fornecer quais são geralmente os períodos de referência para os prazos.

Para a primeira parcela, aquela que costuma ser comum a quase todas as universidades, exige o pagamento do imposto entre outubro-novembro. Em vez disso, a segunda parcela, nem sempre contemplada pelas universidades, costuma ser paga em janeiro. A última parcela, por outro lado, deverá ser paga entre abril e maio. 

Naturalmente, o conselho é verificar o custo das taxas universitárias diretamente no site oficial da sua universidade ou recebendo na secretaria. (Com informações de Money.it)