UIL

Italianos devem levar Argentina aos tribunais, diz investidor

A Task Force Argentina (TFA), grupo defensor dos investidores italianos em títulos argentinos, pediu àqueles que não aderiram à oferta proposta pelo governo de Buenos Aires a "combater em todos os tribunais possíveis". A declaração foi feita hoje pelo presidente da TFA e co-presidente do Comitê Global de Investidores com títulos argentinos, Nicola Stock, durante discurso em um programa da emissora de TV RAI, o "Uno mattina".

"Deveremos recorrer também ao CIADI, organismo arbitral internacional, contra a Argentina", afirmou Stock. Ele completou que o organismo, vinculado ao Banco Mundial, é mais rápido e acordado por 145 países, entre eles Itália e Argentina. Segundo o presidente do grupo, as sentenças do CIADI são inapeláveis e vinculantes.

Durante sua fala, o presidente da TFA assegurou que a associação já obteve alguns resultados. "Trouxemos o dinheiro da Telecom Argentina, da cidade de Buenos Aires e do Banco Hipotecário, com os quais entraram mais ou menos um bilhão de euros, mas o grosso depende da República Argentina e da província de Buenos Aires", afirmou.

Segundo ele, a Argentina assinou uma carta de intenção com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que não foi respeitada. "Portanto, não existe nem a possibilidade de negociação com esse país", disse.