UIL

Maioria dos europeus acredita em Deus

Uma pesquisa encomendada pela revista Seleções da Reader's Digest em 14 países europeus chegou à conclusão de que 71% dos europeus ouvidos declaram acreditar em Deus, mas as disparidades regionais oscilam entre 97% na Polônia e 37% na República Tcheca.

A sondagem, que será divulgada no dia 24 de fevereiro, foi feita por institutos nacionais em países como Áustria, Bélgica, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha e França.

Os resultados variam, dependendo do país. Assim, por exemplo, na Rússia, 87% das pessoas ouvidas se declaram religiosas, seguidas por Áustria, (84%) e Espanha (80%).

Embora a maioria acredite em Deus, apenas 53% concordam em que haja vida depois da morte.

Mas 43% dos cidadãos consultados estimam que a religião é necessária "para diferenciar entre o bem e o mal", embora na França apenas 24% pensam assim.

Pouco mais da metade dos europeus (52%) acreditam que as grandes religiões trabalham a favor do bem no mundo, opinião esta mantida por 60% dos franceses, 61% dos belgas, 64% dos russos e 66% dos holandeses.

Na França, uma pesquisa realizada pela CSA que ouviu 1.006 pessoas em dezembro de 2004, apenas 12% das pessoas ouvidas asseguram que assistem "com freqüência" a um ofício religioso embora 23% dizem que rezam "diariamemente".