UIL

Brasil, Itália e mais 18 países participam da criação do Biofuturo

À margem da Conferência do Clima em Marraquexe (COP22), Brasil e Índia, como parte de uma coalizão de 20 países interessados nos campos da energia limpa e bioeconomia, anunciaram o lançamento da Plataforma para o Biofuturo. A iniciativa representa um novo esforço coletivo para acelerar o desenvolvimento e a implantação, nos setores mais diversos, de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis, baseadas em biocombustíveis avançados. A Plataforma para o Biofuturo abrange alguns dos países mais relevantes para a condução de mercados e inovação em biocombustíveis avançados e biomateriais.

Além de Brasil e Itália, a lista de países participantes inclui Argentina, Canadá, China, Dinamarca, Egito, Finlândia, França, Índia, Indonésia, Países Baixos, Marrocos, Moçambique, Paraguai, Filipinas, Suécia, Reino Unido e Uruguai. O evento de lançamento foi coorganizado pelos governos do Brasil e Marrocos, com a presença de ministros, chefes de delegação e representantes de alto nível dos países parceiros da Plataforma para o Biofuturo e organizações internacionais. O governo do Brasil, que originalmente havia proposto a iniciativa, foi escolhido para coordenar a implementação da Plataforma para o Biofuturo como facilitador ad interim.

O lançamento desta nova plataforma liderada por países também foi saudado por várias organizações e mecanismos internacionais, como a IRENA, a IEA, a FAO e SE4ALL, bem como associações e iniciativas do setor privado, como o WBCSD, a ABBI e a UNICA.

De acordo com a Declaração de Lançamento aprovada pelo grupo de 20 países, a Plataforma para o Biofuturo envolverá também o setor privado e outras partes interessadas e iniciativas em um modelo operacional flexível e abordará os desafios específicos antes de ampliar uma bioeconomia sustentável, promovendo a cooperação internacional no diálogo político; pesquisa e desenvolvimento; e facilitando um ambiente propício para investimentos avançados de baixo teor de carbono e bioeconomia.

A Plataforma para o Biofuturo baseia-se nos compromissos estabelecidos pela Rio + 20, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Acordo de Paris. A iniciativa tem o potencial de contribuir significativamente para a luta global contra as alterações climáticas, criando soluções que podem ajudar os países a alcançar as suas metas de Contribuição Determinada Nacionalmente (CDN), bem como contribuir para os ODS.

Mais informações estão disponíveis em http://www.biofutureplatform.org