UIL

Concerto em Mato Grosso do Sul homenageia os Imigrantes italianos

O governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), realiza nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Concerto “Os Imigrantes” no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo - Parque dos Poderes, às 20 horas. A iniciativa integra o Momento Itália-Brasil em Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem a parceria do Prefeitura Municipal de Campo Grande e da ONG Nação 10.

O concerto irá prestar uma homenagem aos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil com destino às fazendas de café e tabaco, fugindo dos problemas, das guerras, da fome e da miséria, e atraídos pela intensa propaganda do governo brasileiro. Traziam na bagagem poucos pertences, fé, determinação e hábitos próprios, que aos poucos foram se mesclando aos costumes dos demais habitantes da nova terra. Com romantismo, nostalgia e um repertório que leva a uma viagem no tempo, o espetáculo propõe a narrativa de um músico que se apaixona, casa, tem filhos, netos e assim vai constituindo sua descendência.

Os artistas estrangeiros que estrelam o espetáculo pertencem ao grupo “Armonia Italiana”, que integram também “Coro Polifônico de Ciampino” (Roma). São eles: Massimiliano Standerini (produtor do espetáculo e pianista), Amerigo Caponi (tenor), Giuseppina Tuccitto (soprano, maestrina e pianista), Filomena Albano (soprano) e Maria Milagros Fuentebella (contralto). Haverá ainda a participação especial de um ator e uma atriz da comunidade do Hospital São Julião, que farão a fala masculina e feminina do espetáculo, traduzidas para a língua portuguesa.

O "Coro Polifónico de Ciampino" foi fundado em 1976 para difundir o sagrado e o secular repertório coral além de composições de autores modernos e contemporâneos até músicas folclóricas. Tem participado em inúmeros concertos e eventos em shows regionais e nacionais e de prestígio durante turnês na Áustria, França, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslovénia, Hungria, Espanha e Grécia. Em março de 2001 apresentou um concerto da ópera "La Traviata", de G. Verdi e em novembro de 2003, uma versão semiencenada da "Cavalleria Rusticana" de P. Mascagni. Em 2009 ele fez uma turnê nas cidades de Recife e Maceió, no Brasil, onde teve a oportunidade de apresentar uma série de dez concertos num programa baseado nas canções populares italianas.

Esta é a única apresentação oficial do Momento Itália Brasil em Mato Grosso do Sul, constante do catálogo nacional, editado pela Embaixada da Itália. A partir de agora, brasileiros, italianos e 30 milhões de descendentes poderão encontrar informações e notícias nos sites www.momentoitaliabrasile.com.br ewww.momentoitalia.com.br. O primeiro é institucional e administrado pela própria organização da Embaixada, o segundo, produzido e atualizado pelo Grupo Abril, parceiro midiático da iniciativa.

A programação se espelha numa viagem de reconhecimento e reapresentação da Itália ao Brasil moderno, celebrando mais de cinco séculos de amizade e simpatia entre os dois povos. Serão centenas de eventos, divididos em doze categorias, de arte e música à ciência e economia, percorrendo os 27 Estados com mostras cinematográficas, seminários, concertos, exposições, festas, feiras, homenagens aos imigrantes e a influência italiana na cultura brasileira. Este espetáculo vai ser apresentado em outras cidades.

Mais informações nos telefones (67) 9901-4833/ 9222-1489/ 3042-2487. 

 
Clipe no Pantanal  
 
O tenor Amerigo Caponi e a maestrina e pianista Giuseppina Tuccitto, também no contexto da celebração do Momento Itália-Brasil, gravaram, no início do ano, o clipe da música “O Sole e Mio”.

Com aproximadamente 3 minutos, o clipe aborda a sustentabilidade do planeta, sendo gravado em grande parte no Pantanal e finalizado no Sub Sound Studio, em Roma, na Itália.

A escolha do Pantanal – a maior planície alagada do planeta - reflete a ampla discussão sobre o futuro sustentável. Idéia é fazer com que a proteção ecológica caminhe simultaneamente com as transformações culturais e os anseios econômicos, inclusive de seus habitantes.

A gravação de imagens  aconteceu no Borboletário do Hotel SESC Porto Cercado, localizado no município de Poconé, no Mato Grosso, que possui cerca de 4000 borboletas. Contou com a participação da Orquestra Revoada Pantaneira.