12 nomes italianos masculinos medievais
A Idade Média é uma fase fascinante da história, caracterizada por personagens sugestivos. Conheça alguns dos nomes italianos masculinos mais bonitos, de nobres e guerreiros medievais.
CARLO
Carlo, depois de Alexandre, é outro regente a quem deram o apelido de “grande”. Ele foi rei dos francos e lombardos e imperador do Sacro Império Romano. O nome é de origem germânica e significa forte, valente, ousado, mas também livre, rei, soberano.
DANTE
Dante é a forma contraída do nome Durante, deriva do verbo durare que significa "perseverar". É o nome do famoso escritor medieval Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", um famoso poema escrito entre 1307 e 1321.
ENRICO
Enrico VIII foi o responsável pelo rompimento com o Papa e a Igreja de Roma e pelo nascimento da Igreja Anglicana, da qual ele mesmo se autoproclamou chefe supremo. Enrico é um nome de origem germânica e significa "forte em casa", mas também "rico", "senhor".
LEIA TAMBÉM: Os nomes italianos mais queridos para bebês em 2021
FEDERICO
Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Frederico I, conhecido como “Barbarossa”, foi um dos personagens mais importantes da Idade Média e constituiu um sério risco para os municípios italianos e o papado. O nome Federico tem origem germânica e significa "Poderoso na paz", "Senhor que protege" ("rico" que significa "rico" e "frithu" que significa "da paz”).
FERDINANDO
Ferdinando também é um nome muito comum entre os reis: de Ferdinando I das Duas Sicílias a Ferdinando I da Áustria, passando por Ferdinando VII da Espanha. É um nome que deriva dos visigodos, deriva de "frithu" (como Federico), que significa "paz" e de "nanths", que significa "bravo". Portanto, o significado completo é "valente em garantir a paz".
FRANCESCO
Francesco é o nome de um dos santos mais famosos da história, mas também de alguns governantes importantes: como o imperador da Áustria, Francesco Giuseppe I, e Francesco II de Bourbon, o último rei do Reino das Duas Sicílias. O nome, de origem latina, significa "francês" ou "vindo da França".
GIORGIO
Giorgio é um nome muito popular entre os soberanos: tem origem grega e significa "aquele que trabalha a terra", "agricultor", "camponês".
GREGORIO
Gregorio tem origem grega e significa “desperto, pronto para agir” e no mundo cristão assumiu o significado de “desperto pela fé”. San Gregorio é celebrado em 12 de março, 17 de novembro, 3 de setembro, 9 e 25 de maio e 17 de junho. É o nome de Gregório I Magno, que foi Papa e escritor.
NICOLA
Nicola é um nome que está intimamente ligado à história da Rússia. Nicola II Romanov, na verdade, foi o último czar da Rússia, devido à revolução de 1914. O nome é de origem grega e significa "aquele que luta e vence pelo seu povo", a partir da união da "nike" que significa dizer "vencedor" e "laos", que significa "no e com o povo".
ROBERTO
Roberto tem origem germânica-gótica e significa "ilustre pela fama" e "resplandece de glória". O dia do nome cai no dia 17 de setembro em homenagem a San Roberto Bellarmino, jesuíta, cardeal e médico da Igreja falecido em 1621. Lembramos Roberto I il Guiscardo (conhecido como Astuto), que se tornou, no ano 1000, duque de Puglia, Calábria e Sicília.
RUGGERO
Ruggero tem origem germânica, significa "bravo com uma lança". O termo do qual dervia é Hrodgaer, composto de hroth, "fama, glória", e de gaira, "lança". Lembramos Ruggero II, rei da Sicília, rei e guerreiro normando que fez do reino da Sicília um dos estados mais poderosos da Europa.
TANCREDI
Tancredi tem origem germânica, significa “conselheiro, sábio, pensativo, brilhante, inspirado”. O dia do nome é comemorado em 9 de abril e 30 de setembro (San Tancredi eremita). Lembramos o príncipe normando Tancredi d'Altavilla, que foi um dos líderes da primeira cruzada (1096).