UIL

PIB italiano registra queda de 0,5%

Segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (ISTAT) a Itália entrou em recessão técnica no primeiro trimestre de 2005, com uma queda de 0,5% de seu Produto Interno Bruno (PIB), em relação ao quarto trimestre de 2004,

Este foi o segundo trimestre consecutivo de retração do PIB italiano, o que os economistas chamam de recessão técnica. No quarto trimestre, o PIB havia caído 0,4%.

A queda de 0,5% neste trimestre é o pior resultado registrado na Itália desde 1998.

O ministro da Economia, Domenico Siniscalo, afirmou ser necessário um "forte e sério esforço por parte de todos" para atuar em um programa de governo, já que o resultado negativo do PIB constitui, segundo ele, um problema comum que tem suas raízes no sistema produtivo.

Siniscalo afirmou também que é necessária uma dose de realismo e não de polêmica para enfrentar o tema.

Já Romano Prodi, líder da oposição ao governo, lembrou que a Itália está em recessão, não a Europa.  Segundo ele, é necessário que o país una suas energias e faça algo, porque é possível que a Itália não consiga acompanhar o ritmo de outros países europeus.

Prodi fez a afirmação comentando os dados sobre o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2005 divulgados nesta quinta-feira.

Para Prodi, que irá liderar a ala centro-esquerda nas eleições legislativas de 2006, a Itália já não tem o mesmo ritmo econômico de outros países europeus.