UIL

Ministro D'Alema participa da posse do presidente Lula

Dando consecução à prioridade anunciada para a América Latina em termos de política externa, o ministro do Exterior da Itália, Massimo D’Alema, iniciou, na última semana, no Chile, um roteiro pelo continente que inclui a sua participação na solenidade de posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva em Brasília, no dia 1º de janeiro.

No Chile, o ministro manteve audiência com a presidente Michelle Bachelet, com o ex-presidente. Sua agenda também marca um encontro com o ex-presidente chileno, Ricardo Lagos e com representantes da comunidade italiana.

Massimo D’Alema chega ao Brasil no dia 31, quando manterá encontro com o seu colega, Celso Amorim. Após participar da posse do presidente brasileiro, o ministro segue para Lima, onde no dia três terá encontro com representantes da comunidade italiana. No dia seguinte, manterá reunião com o ministro do Exterior do Peru, José Antonio García Belaunde, com o qual assinará um acordo sobre a conversão de débito, além de encontrar-se com o presidente Alan Garcia.

O ministro D’Alema retorna ao Brasil e, no dia cinco, chega à Bahia, onde se reúne com o governar Jacques Wagner e depois visita projetos de cooperação patrocinados pela Itália – projeto Axé e Ribeira Azul.