Erechim recebe visita de jovens venetos
A URI-Campus de Erechim recebeu na última quinta-feira (19), um grupo de jovens empreendedores italianos que estão participando de um intercâmbio com o Brasil. Os italianos, provenientes da região do Vêneto, foram recepcionados pelo Diretor Geral do Campus, professor Paulo José Sponchiado, e pela Coordenadora do Peiex, professora Adriana Storti. No encontro, realizado no Anfiteatro da Universidade, os visitantes conheceram um pouco mais sobre a Universidade. O grupo também visitou o Executivo Municipal.
Na oportunidade, o Presidente da Associação do Vêneto no Mundo, Aldo Rozzi Marin, fez questão de agradecer a recepção e salientar a importância deste intercâmbio com o Brasil e, especialmente, com a região do Alto Uruguai.
O objetivo do encontro, organizado pela URI-Campus de Erechim e pela FAINORS, foi promover e valorizar as atividades universitárias desenvolvidas pela URI, o capital humano e profissional, além de apontar as potencialidades do mercado na região Norte do Rio Grande do Sul.
A comitiva italiana, constituída por 15 jovens, puderam manter contato com universitários da URI e alguns empresários dos segmentos dos quais fizeram parte os visitantes: construção civil, marketing, arquitetura, entre outras.
Os italianos também participaram de reuniões de grupos de interesse onde alguns empresários trocaram informações e mostraram produtos que podem ser exportados para a Itália.
Participaram, ainda, do encontro o Presidente da Fainors, Luiz Carlos Piazzetta, monitor e técnicos do Projeto Peiex, conveniado com a URI-Campus de Erechim e ApexBrasil, coordenadores de cursos afins, e integrantes das associações de língua italiana .
Prefeitura
O salão nobre da prefeitura ficou lotado de empresários italianos que vieram da região do Vêneto, em busca de investimentos e estreitamento cultural com Erechim. Os 17 empresários foram acompanhados pelo Presidente da La Piave Fainors e membro do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul (COMVERS), Luiz Carlos B. Piazzetta.
Segundo Piazzetta, “a presença do grupo jovem de empresários Vêneto, além dos interesses comerciais, serve para estreitar as relações culturais entre as duas cidades”, conclui.
A Vice-Prefeita Ana Oliveira recepcionou os jovens empresários e falou sobre os laços entre Itália e a colonização de Erechim, “temos uma identificação cultural muito clara com a Itália, espero que possam se sentir em casa e que levem um pouco de nosso município com vocês”, destacou.
A troca de gentilezas entre os empresários do Vêneto e erechinenses, foi marcada por simbologias. Duas representantes do Poder Legislativo do Vêneto, juntamente com o presidente da Associazone Veneti Nel Mondo, Onlus Aldo Rozzi Marin, deram flâmulas e bandeiras de suas associações, bem como da região do Vêneto. O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo Artidor de Andrade, juntamente com a vice-prefeita Ana Oliveira, entregou material de divulgação do município aos jovens italianos.