Adolescente italiano será beatificado
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos de idade, e será beatificado no dia 10 de outubro, em Assis, terra de São Francisco. A vida de Acutis, conhecido como “Anjo da Juventude”, fã de videogames e programação de computadores, amante do futebol e da Eucaristia, despertou grande interesse em todo o mundo.
A Diocese de Assis, na Itália, abriu o túmulo de Carlo Acutis e divulgou fotos de seu corpo que ficará exposto até 17 de outubro.
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra), onde seus pais trabalhavam. Alguns meses depois, seus pais Andrea Acutis e Antonia Salzano se mudaram com ele para o Milão. Quando adolescente, Carlo foi diagnosticado com leucemia. Ele ofereceu seus sofrimentos “pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja”. Ele morreu em 12 de outubro de 2006, dia da Virgen del Pilar. Foi sepultado em Assis a seu pedido, devido ao grande amor que nutria por São Francisco. Sua causa de beatificação e canonização foi aberta em 2013. Ele foi declarado venerável em 2018 e será abençoado a partir do próximo dia 10 de outubro.
O milagre atribuído a Carlo
Em 22 de fevereiro, o Papa Francisco aprovou o milagre atribuído ao jovem Carlos Acutis, conhecido como o "ciberapóstolo da Eucaristia". É sobre a cura milagrosa de uma criança, que sofria o drama do pâncreas anular, uma rara anomalia congênita, e foi diagnosticado completamente curado. A cura milagrosa ocorreu em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.
Seu corpo foi encontrado não corrompido?
Sua mãe garantiu que em 23 de janeiro de 2019, mais de dez anos após sua morte, seu corpo foi encontrado "incorrupto".
“Eu estava lá e meu marido não queria ver. Ele ainda era nosso garoto alto de 1,82, apenas um pouco mais escuro, com todo o cabelo preto encaracolado. O mesmo peso, aquele que eu havia previsto sozinha ”, disse a mãe, segundo o jornal italiano.
Em declarações à CNA / EWTN , o reitor do Santuário da desapropriação de Assis, P. Gonçalves Ferreira Carlos Acácio, afirmou que atualmente o corpo “encontra-se em estado não muito completo intacto, mas completo. Preserve todos os órgãos ”.
“Já foi feito um trabalho no rosto, mas é bom que pela primeira vez na história você possa ver um santo vestido de jeans, tênis e moletom. Essa é uma grande mensagem ”, acrescentou.
Ele pediu para ser enterrado em Assis
Carlo pediu que sua mãe fosse enterrada em Assis. Agora o seu corpo repousa no Santuário da Expoliação, onde os fiéis o poderão venerar para sempre.
A mãe de Carlo disse ao Corriere della Sera que a família “tinha uma casa na Umbria. Uma placa indicava que novos espaços estavam à venda no cemitério comunitário. Perguntei a Carlo o que ele pensava. "Eu ficaria muito feliz em acabar aqui." Seu corpo intacto foi posteriormente levado para o Santuário da Despossessão, onde agora os fiéis poderão venerá-lo para sempre ”.
Seu coração é mantido sob custódia
Seu coração está preservado em uma custódia na Basílica Papal de São Francisco de Assis. A mãe de Carlo disse ao jornal italiano que após a morte de seu filho “queríamos doar seus órgãos, mas não foi possível, disseram-nos que estavam comprometidos pela doença. No entanto, e em um belo paradoxo, o coração estava perfeito e ficará em custódia na Basílica papal de São Francisco de Assis”.