UIL

Renata Bueno, interlocutora nos diálogos entre a Itália e o Brasil

Renata Bueno é descendente de italianos, natural de Brasília, tem 38 anos. É advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Pádua e Mestre pela Universidade de Roma Tor Vergata, onde também faz Doutorado. 

Em 2013, foi eleita deputada na Câmara dos Deputados da Itália , com mais de 20 mil votos, representando os cidadãos italianos residentes na América do Sul.

Como parlamentar em Roma, é a principal interlocutora nos diálogos entre a Itália e o Brasil, interagindo diretamente nas questões que dizem respeito às relações entre os dois países. 

Renata Bueno é candidata à Câmara dos Deputados da Itália pela coligação partidária Movimento Passione Italia e Civica Popolare, nas eleições italianas que serão realizadas em 4 de março de 2018.

Atou diretamente para a concretização da Apostila de Haia, sensibilizando parlamentares no Brasil sobre a importância da convenção. Também trabalhou para o estabelecimento de novas regras para o reconhecimento de títulos universitários e o repasse de recursos aos consulados da Itália no Brasil.

Veja AQUI as informações completas a este respeito

Cidadania Italiana

Ao longo de seu mandato na Câmara dos Deputados da Itália, Renata Bueno tomou a frente em discussões importantes dentro do Parlamento, relativas à cidadania italiana.

Principalmente, apresentou dois projetos que visam acabar com a restrição para a transmissão de cidadania italiana para filhos de mães italianas nascidas antes de 1948 (cidadania via materna) e para os descendentes de cidadãos nascidos no Trentino Alto-Adige (antigo território Austro-Húngaro). As duas propostas de lei estão em tramitação na Câmara dos Deputados.

Saiba mais sobre Renata Bueno AQUI

Veja AQUI como funciona o voto dos italianos no exterior