UIL

Minas Gerais na rota do novo embaixador italiano no Brasil

Tudo pode se resumir a uma mera questão de agenda. Porém, a diplomacia e a política são campos onde o simbólico às vezes tem mais relevância do que o concreto. Na verdade, destinos não se escolhem por acaso. Seja como for, o fato é que o Estado de Minas Gerais está  entre os primeiros  movimentos do novo embaixador italiano no Brasil: Gherardo La Francesca manteve audiência, nesta quinta-feira (22), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com o governador Aécio Neves.

Razões para Minas ser  visitada pelo  embaixador não faltam. A começar pelo fato de que o governo estadual e instituições mineiras mantém uma das mais dinâmicas relações de parceria, cooperação e negócios com a Itália. Basta pesquisar na revista eletrônica Oriundi para fazer tal constatação

Emoldurando esse cenário, mais de um milhão de descendentes de italianos, que formam uma comunidade ativa e em sintonia com o país de origem, para além da mera questão saudosista. Nesta segunda-feira (26), inicia um grande evento: o V Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. Afora isso, a Fiat está em Minas.

O serviço de comunicações do Governo de Minas Gerais não informou os assuntos tratados na audiência.

Por enquanto, cabe lembrar, o governo brasileiro ainda não concedeu o agrément (autorização para a atividade) ao novo embaixador italiano.