Senado italiano homenageia brasileiro morto em Londres
Uma arrecadação de fundos com o objetivo de enviar uma coroa de flores ao funeral de Jean Charles de Menezes, o eletricista brasileiro morto pela polícia de Londres, foi proposta, nesta terça-feira, por três parlamentares ao senado italiano.
"Ficamos realmente afetados pelo que ocorreu no dia 22 de julho na estação de metrô londrina de Stockwell, onde agentes da polícia à paisana assassinaram um brasileiro jogado no chão, porque tido como possível terrorista. Em um momento de terror geral, pelo qual estamos passando, é compreensível que os cidadãos europeus peçam segurança, mas é inconcebível que o exercício da segurança comprometa e prejudique as formas e as práticas da democracia que as Instituições foram chamadas a defender. Nós devemos demonstrar que a Europa carrega até o fim a responsabilidade do respeito aos valores democráticos e dos direitos inalienáveis de todas as pessoas, sejam cidadãos europeus ou não", lê-se na carta escrita a todos os senadores pelos parlamentares Roberto Rosso, subsecretário da Forza Itália, partido do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi, pelo deputado Franco Grillini, do partido Democráticos de Esquerda (DS) e o senador Fiorello Cortiana do partido Verde italiano.
"Diante deste fato, não podemos deixar apenas à sua família e à sua comunidade a função de homenageá-lo, e o silêncio destes momentos é grave. Devemos nos perguntar, então o que pode pensar a comunidade muçulmana a quem pedimos democracia e colaboração" , lê-se na carta, em claro tom de crítica à reação do governo britânico. A carta dos senadores propõe, então, o recolhimento de fundos para o envio de uma coroa de flores aos funerais de Jean Charles de Menezes, "como sinal de uma assunção das responsabilidades que vão além das mais do que necessárias desculpas da polícia britânica, como um sinal que a Europa deve dar, pois se a luta contra o terrorismo deve acontecer em nome da democracia, a qual, como parlamentares, nós representamos", concluem os políticos.
Notícias Relacionadas
-
Exposição revive a história do Cemitério Militar Brasileiro em Pistoia
04 Sep 2025 -
Italiano Alberto Trentini segue preso na Venezuela
27 Aug 2025 -
Itália veta poderes ampliados da OMS
23 Jul 2025 -
Refém italiano da ditadura venezuelana faz contato com a família
21 May 2025 -
Friuli Venezia Giulia sofre com despovoamento na Itália
03 Apr 2025