Sgrena exige que Berlusconi mantenha compromisso de retirar tropas
A jornalista italiana libertada no Iraque, Giuliana Sgrena, exige do premier Silvio Berlusconi que mantenha sua palavra sobre a retirada de tropas italianas do Iraque.
Em uma entrevista ao jornal inglês The Independent, Sgrena disse que "Berlusconi pela primeira vez anunciou sua intenção de retirar as tropas e isto é, sem duvida, um ato positivo. Portanto devemos induzí-lo a manter a sua palavra. Estou certa de que a grande emoção provocada pela morte de Nicola Calipari está por trás disto".
A jornalista do Manifesto, ficou como refém no Iraque por um mês e foi libertada no dia 4 de março pelos seus seqüestradores. Quando se dirigia ao aeroporto de Bagdá, seu carro foi atacado por soldados americanos, episodio em que o agente italiano Nicola Calipari morreu e ela ficou ferida.
A morte do agente gerou uma reação furiosa na Itália. Berlusconi declarou em um programa de televisão que poderia começar a retirada das tropas italianas em setembro.
Ele teria tomado esta decisão sob influência da opinião pública italiana após a morte Calipari.
Notícias Relacionadas
-
Exposição revive a história do Cemitério Militar Brasileiro em Pistoia
04 Sep 2025 -
Italiano Alberto Trentini segue preso na Venezuela
27 Aug 2025 -
Itália veta poderes ampliados da OMS
23 Jul 2025 -
Refém italiano da ditadura venezuelana faz contato com a família
21 May 2025 -
Friuli Venezia Giulia sofre com despovoamento na Itália
03 Apr 2025