UIL

Sobrenomes Trentinos mais populares na Itália

Trentino-Alto Adige, região autônoma da Itália localizada ao norte do país, fez parte do Império Austríaco e somente foi transferida para a Itália em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial. Por esta razão, a presença significativa de sobrenomes alemães naquela região. 

Apesar disso, são muito comuns, nas duas províncias que perfazem a região, Bolzano e Trento, os sobrenomes característicos de todo o norte da Itália. Entre os sobrenomes mais comuns no Trentino-Alto Adige e típicos do norte da Itália, lembramos Rossi, Costa, Martini e Benedetti, enquanto Sartori e Ferrari (sobrenomes ligados à profissão de "ferreiro" do latim faber ferrarius) também são muito populares na região. 

Nomes de família derivados do alemão são particularmente identificáveis, graças à terminação -er. O primeiro para difusão na província autônoma de Bolzano é Mair (de Mayer, "fator" ou "chefe da aldeia"), seguido por Pichler e Gasser, enquanto em nível regional Moser, Merz, Piffer e Cosser são muito difundidos.

LEIA TAMBÉM: Sobrenomes italianos mais comuns no Vêneto

Outro sobrenome presente na região é Trentini, devido ao retorno a Trento de famílias que emigraram para outros lugares e que depois retornaram mantendo o sobrenome obtido em outras partes da Itália.

Os sobrenomes trentinos mais característicos na Província de Bolzano são Pichler, Ferrari, Rossi, Gasser, Mair. Já na Província de Trento, Tomasi
Degasperi, Pedrotti, Bortolotti, Ferrari.