UIL

Sociedade perdeu o sentido de Deus, diz Papa

O Vaticano divulgou hoje uma mensagem do papa João Paulo II denunciando que a sociedade atual parece ter perdido o sentido de Deus e do pecado e que, por isso, é urgente a conversão, a confissão dos próprios pecados e o pedido de perdão e salvação. As palavras do Pontífice estavam numa mensagem escrita no hospital Gemelli de Roma, onde está internado desde o último dia 24, e que foi enviada aos participantes de um fórum organizado pela Penitenciária Apostólica.

"Vivemos numa sociedade que muitas vezes parece ter perdido o sentido de Deus e do pecado. Por isso é urgente o pedido de Cristo à conversão, que pressupõe a confissão dos próprios pecados e o pedido de perdão e salvação", escreveu o Papa. João Paulo II acrescentou que o sacerdote deve atuar em nome de Cristo e sob a ação do Espírito Santo, por isso deve assumir os sentimentos de Cristo, "acrescentando a caridade de Jesus, juiz justo e misericordioso".

O Pontífice ressaltou que no rito da Santa Missa muitos elementos destacam a exigência da purificação e da conversão, que vão desde o ato penitencial inicial às preces para conseguir o perdão, passando pela paz e as orações dos sacerdotes e fiéis. Por isso, o Papa insistiu que "só quem tem a consciência segura de não ter cometido um pecado mortal pode receber o corpo de Cristo".

O Papa receberá alta do hospital no dia 14 ou 15 de março, disse hoje seu secretário particular, Estanislao Dziwisz, ao sacerdote polonês Richard Nitschke, que repassou a informação. Nitschke deu a notícia depois de deixar a Policlínica Gemelli, que visitou acompanhado por um grupo de moradores de Wadowice, localidade onde o Papa nasceu.