UE e Otan felicitam Karzai e se comprometem a manter apoio
O alto representante da União Européia para Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana, e o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, felicitaram nesta quarta-feira o presidente Hamid Karzai por sua vitória nas eleições de 9 de outubro e se comprometeram a continuar apoiando o Afeganistão.
Em nota, Solana declarou que os afegãos fizeram história com sua elevada participação nas eleições, e enalteceu o "sólido e claro mandato" dado a Karzai para "levar adiante a transformação democrática do país". "A União Européia continua plenamente comprometida a apoiar os esforços de reforma e da construção no Afeganistão", acrescentou.
Em outra mensagem de felicitação a Karzai, Hoop Scheffer qualificou o êxito das eleições como uma "vitória para o povo afegão".
"Após tantos anos de sofrimento sob um governo opressivo e brutal, compareceram maciçamente para fazer escutar sua voz e expressar sua vontade de construir um futuro melhor para eles e seus filhos"", diz o comunicado.
"O presidente Karzai manifestou sua intenção em prol de um Afeganistão democrático, em paz consigo mesmo e seus vizinhos e que prospera mediante uma colaboração cada vez mais estreita com a comunidade internacional", segundo Hoop Scheffer.
Na nota, o secretário-geral também agradeceu à Força de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) da Otan seu papel-chave para garantir a segurança e apoiar o processo eleitoral.
"A Isaf continuará com sua importante missão nas eleições parlamentares e municipais do próximo ano e inclusive além", declarou.
Notícias Relacionadas